ESSE É O NOVO LOGO DO PRÓXIMO JOGO DO SONIC, SERÁ ANUNCIADO AGORA EM JANEIRO!
Não costumo postar notas sobre os games do Sonic aqui, mas acho que essa ocasião vale, NÃO COMO UMA CERTEZA, porque vindo da Sega, não confio até ver o produto final.
A cerca de um mês atrás, um representante da Sega afirmou que sabe que andaram fazendo bobagens nos jogos 3d do Sonic, e que a intenção agora é fazer o personagem voltar a ser o que era no auge do seu sucesso. Muita gente associou essa frase ao Sonic Boom, que foi o maior fracasso da carreira do Sonic, mas o que muita gente também notava era que a crítica era pra forma geral que o Sonic em 3D foi tratado, se focando em roteiros mais dark e deixando de lado diversos elementos que faziam parte do ponto principal de um game: level design e diversão.
Os problemas já vinham desde Adventure 2, com as fases muito paradas e de jogabilidade péssima quando não se está com Sonic e Shadow, do level desing e jogabilidade que sempre te jogam num buraco em Sonic Heroes (fora os inimigos repetitivos), aquela coisa nada a ver do Shadow The Hedgehog e Sonic 2006 que não saberia nem por onde começar se fosse indicar os problemas, a ideia péssima de fazer o Sonic imitar God of War com o Werehog em Unleashed, ou o desastre em 2d de Sonic 4, que não conseguiu captar o que os jogos eram nesse formato.
Apareceram alguns jogos melhores como Colors, diversas versões portáteis, mas eles não chamavam atenção como os jogos originais dos anos 90, e o ponto mais elogiado do Sonic moderno acabou sendo o Generations, onde teve um bom apoio do Sonic antigo, mas que infelizmente era só uma reciclagem de ideias, fora que deixou de fora alguns elementos.
O resultado é que o Sonic chamado de "moderno", que hoje em dia já não é mais tão moderno, acabou sendo associado a essa perda de qualidade. O impacto negativo foi tão grande que, somado a outros problemas financeiros, resultou numa crise que fez a empresa demitir mais de 200 funcionários e fechar diversos escritórios.
A promessa de recuperação da Sega agora é não apressar o desenvolvimento dos games, pelo menos não dos principais, e manter a qualidade, o primeiro passo pra isso seria restaurar a imagem do Sonic. Uma coisa que se precisa entender é que existe a visão do Sonic dentro da fanbase, e a visão do Sonic dentro do mundo dos games. Embora seja preciso agradar a fanbase, ela sozinha não sustenta a série, assim como qualquer outra franquia. Sonic não é como um produto baseado em anime ou cartoon, ele teria que fazer sentido de uma maneira geral para o mundo dos games. Antes você via gente comum jogando Sonic porque era bom, não exatamente ser fã do personagem. O que aconteceu com a era moderna é que de uma forma geral, a franquia já não fazia mais sentido pra quem está simplesmente atrás de um bom game..
Então esse é o novo objetivo, esse deveria ser sempre o objetivo de qualquer franquia. Manter o que se conquistou, e expandir seus horizontes. Exatamente como a Sega fazia a 20 anos atrás e deixou isso se perder.
Ainda fico desconfiado devido a experiências recentes da franquia, mas há esperança sempre.