Mais uma vez, a SEGA chama a Aspect para fazer mais uma versão de 8 bits de Sonic. Lançado originalmente em 1994, desta vez não foi convertido para Master System. O jogo foi feito como uma seqüência direta de Sonic Chaos, portanto existem algumas características em comuns entre os dois títulos. Vamos acompanhar:
Trama
Robotnik ao final dos eventos de Sonic Chaos, foi capaz de escapar com as esmeraldas. Mas durante o teste da sua arma chamada Destruidor Atômico, houve um acidente que culminou por espalhar todas as esmeraldas pela Ilha Flutuante. Sonic e seu amigo Tails partem para o resgate das esmeraldas, enquanto Eggman ficou só com a amarela. Para atrapalhar os heróis, ele enganou Knuckles, o équidna guardião da ilha, fazendo-o acreditar que Sonic e Tails são seus inimigos. Pra completar, surge um novo vilão, o caçador de recompensas Nack the Weasel (Fang the Sniper na versão japonesa) que também está caçando as esmeraldas, mesmo sem saber que podem ser usadas como armas, pois Nack só tem interesse no dinheiro que possa conseguir com as jóias. E agora, a confusão tripla está formada pela busca das esmeraldas.
Sobre o Jogo
A maioria dos elementos do jogo já havia sido aplicado em Sonic Chaos, é uma versão de Sonic mais próxima dos jogos de 16 bits do que foram as duas primeiras versões de 8 bits. O jogo até conseguiu melhorar graficamente, aumentando mais o ambiente a ser explorado e pondo mais detalhes como os efeitosr nos cenários aquáticos por exemplo. Porém isso fez com que houvesse uma pequena perda de velocidade.
[caption id="attachment_1122" align="aligncenter" width="256" caption="Nack Doninha, safado!"][/caption]
Sonic e Tails continuam como personagens jogáveis e não trazem nenhum movimento novo em relação a Sonic Chaos, relembrando, Sonic tem um item exclusivo, o tênis voador e tem um movimento especial, acionado segurando pra cima e apertando o botão, fazendo com que corra parado e depois dispare mais rápido que o Spin Dash, mas numa distância menor. Com Tails, segurando pra cima e apertando o botão fará com que ele voe por um tempo limitado. Comparado ao tênis voador de Sonic, o vôo de Tails pode ser usado a qualquer momento, é melhor controlado e mais extenso, porém é mais lento.
Nos itens houveram mudanças no sistemas de RINGS. Pela primeira vez nos jogos de 8 bits, é possível acumular mais de 100 RINGS e elas se espalham como nos jogos de Mega Drive quando os personagens são atingidos. Porém, dependendo da fase ou do inimigo a quantidade de RINGS perdida pode mudar, podendo ser 30, 50 ou todas as RINGS.
Novamente são seis zonas, com três atos, sendo o terceiro para o chefe de fase: Great Turquoise, Sunset Park, Meta Junglira, Robotnik Winter, Tidal Plant and Atomic Destroyer. O Special Stage aparece em duas versões e claro, você deverá pegar a esmeralda no final. A primeira versão você deverá cruzar uma caverna, num tempo limite, e no final sempre Nack the Weasel, estará pronto para atacar os heróis. Não esqueça de juntar os itens relógio para ganhar mais tempo para cruzar a caverna. Já a segunda versão do Special Stage, faz lembrar a fase especial de Sonic 2(mega drive). Voando no avião Tornado, em perspectiva de 3ª pessoa, deve-se recolher um determinado número de RINGS tenta desviar de bombas. Atingir o objetivo requisitado vale a esmeraldas no final.
Trilha Sonora
O jogo melhorou nesse aspecto, chamaram um grupo composto pelos compositores Yayoi Wachi, Saori Kobayashi, Kojiro Mikusa, Tomoko Sasaki e Fumie Kumatani, mas ainda assim não é nada que empolgue como o primeiro de Master ou os títulos de 16 bits.
Conclusão
Este é definitivamente a despedida do Sonic dos jogos de 8 bits. O jogo conseguiu trazer a essência dos títulos de Mega Drive, mesmo estando num hardware bem mais simples, mas infelizmente não ficou entre os títulos mais conhecidos do ouriço. E ainda mais infelizmente, eles resolveram não fechar a geração 8 bits com chave de ouro e insistiram depois em lançar mais um novo título chamado Sonic Blast que é uma das piores coisas já produzidas com a marca Sonic.
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