Tuesday, August 16, 2011

Mega Man - NES


O Jogo Que Deu Origem a Revista


Criado por Keiji Inafune, Rockman, que quase se chamou Might Kid ou Knuckle Kid, que, segundo o próprio, queria fazer um personagem que lembrasse sua infância… Ou seja, Astroboy. Nascia assim o Blue Bomber (como os americanos gostam de chamar o Megaman). No roteiro do jogo de estréia, dois cientistas que trabalhavam juntos na criação de andróides, Dr. Thomas Right (na versão japonesa) ou Thomas Light (na versão americana) e Dr. Albert Willy(personagem inspirado por Albert Einstein), desenvolvem juntos um novo projeto de robôs, muito semelhante a raça humana. Light então cria 6 robôs para ajudar os homens em trabalhos mais dificeis e arriscados, e cria mais dois para serem seus companheiros, a robô de serviços de casa Roll e Rock para assistência em seu laboratório.



Willy, com sede de poder pela nova tecnologia, tenta convencer Light que devem usar o poder para criar uma nova ordem mundial, o que o Dr.bonzinho prontamente rejeita e condena Willy por tratar seus filhos como simples máquinas. Revoltado, o velho Willy consegue mudar os programas dos 6 robôs trabalhadores de Light e passa a controlá-los para causar Caos pelo mundo. Rock, criado com um grande senso de justiça, então, se oferece para ser convertido no robô de combate Megaman.



A CONTROVÉRSIA DAS CAIXAS


[caption id="attachment_1474" align="aligncenter" width="447" caption="A caixa original do Japão, mostrando mais ou menos o que vemos no jogo"][/caption]

[caption id="attachment_1475" align="aligncenter" width="419" caption="Caixa Européia - Apesar de manter a idéia dos robôs, eles achavam que a idéia de um herói criança com o nome "MAN" não venderia bem, e fingiram que o Mega Man era um tanto mais velho, fugindo do estilo mangá. Repare a tristeza do Dr. Wily."][/caption]

[caption id="attachment_1476" align="aligncenter" width="450" caption="Já os americanos não usaram robôs nem nada que tivesse haver com o jogo. Mega Man é um Super-Herói de meia idade com roupa de paint ball, uma das piores caixas de jogos já feitas."][/caption]

O JOGO


Megaman surgiu depois de dois grandes sucessos no estilo plataforma, Super Mario Bros. e Castlevania, e trouxe boas inovações pro estilo. A grande novidade foi a possibilidade da liberdade de escolha por onde começar. Pela 1ª. vez, os jogadores não seguiam uma ordem de fases linear. Outro destaque foi a possibilidade de roubar as armas dos chefes derrotados.


Seu pequeno andróide no inicio tem apenas o tradicional pulinho(não serve de arma) e sua arma de tiros de prótons infinita. Nada de Dash ou tiro carregado aqui. Os itens eram bolinhas de pontuação(o único jogo da série com placar de pontos!), recarregadores de HP e de armas, vidas e um item secreto. Nada de tanques de energia extra. As musiquinhas também são bem legais, mas não tanto quanto das versões posteriores. Mas o que a maioria dos jogadores fala(especialmente os que não conheceram na época) é da dificuldade desse jogo. Ele conta com continues infinitos, mas não tem passwords ou save. Há algumas partes realmente dificeis, porém não chega a ser hardcore como Castlevania1.


Abaixo vejamos algumas dicas:




[caption id="attachment_1465" align="aligncenter" width="590" caption="A ordem da revista é a mais fácil: Bomb, Guts, Cut, Elec, Ice e Fire"][/caption]

[caption id="attachment_1469" align="aligncenter" width="213" caption="Muitos jogadores tremem diante da fase do Guts Man devido a estas plataformas. O segredo está em desviar toda sua atenção para a parte quadrada da platarforma, e quando ela passar pela parte fina do fio, ela vai virar e você precisa dar um pulo certeiro ou para próxima plataforma ou pular e cair na hora certa na mesma."][/caption]

[caption id="attachment_1470" align="aligncenter" width="384" caption="Virão por cima e por baixo do cenário uns olhos que soltam raios. Destrua os que vem por cima antes que eles atirem, e fuja dos que vem por baixo."][/caption]

[caption id="attachment_1471" align="aligncenter" width="544" caption="Atente para a arma secreta, o Raio Magnético, que é alcançado com a arma do Guts Man. O Raio cria plataformas úteis para desviar dos Big Eyes..."][/caption]

[caption id="attachment_1472" align="aligncenter" width="384" caption="...e nos precipícios e espinhos mais impossíveis"][/caption]

[caption id="attachment_1473" align="aligncenter" width="512" caption="Yellow Devil, o chefe mais difícil. Memorize o padrão de movimento dele que é sempre o mesmo, aprenda a controlar o seu pulo que muitas vezes deve ser pequeno ou grande dependendo do momento. Na hora que o olho aparecer é o ponto vulnerável a ser atingido pela arma do ELEC MAN"][/caption]

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