Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.

Monday, May 2, 2011

Sonic Spinball

Sonic Spin­ball che­gou no final de 1993, para Mega Drive. A pro­du­ção do jogo foi feita no oci­dente pela pro­du­tora Yutaka Sugano, que havia feito tra­ba­lhos no Spe­cial Stage de Sonic 2. A idéia era tra­zer a ins­pi­ra­ção das fases estilo Casino Night e Spring Yard, cri­ando um jogo que fosse um pin­ball com momen­tos e ins­pi­ra­ções dos jogos de pla­ta­forma. Foi um jogo que divi­diu a opi­nião dos fãs, alguns acham diver­tido e outros um jogo com­ple­ta­mente desnecessário.


O Roteiro- Usando ele­men­tos dos quadrinhos e do cartoon de Sonic, assim como a par­ti­ci­pa­ção de alguns per­so­na­gens ori­gi­nais destes:

Robotnik inva­diu o Monte Mobius fazendo do local uma grande base mecâ­nica bati­zada de Veg-O-Fortress. A base usa ener­gia a par­tir da lava vul­câ­nica de den­tro do monte, e como mão de obra escrava para ele, é fácil, vários ani­mais pre­sos em cor­pos de robôs estão sendo uti­li­za­dos. Sonic e Tails ten­tam par­tir para um ata­que aéreo con­tra a base, mas o avião acaba sendo aba­tido e o ouriço vai parar no sis­tema de esgo­tos de Veg-O-Fortress. Sonic des­co­bre que será pos­sí­vel des­truir a base de de­ntro pra fora, fazendo com que o vul­cão entre em erup­ção, mas para que isso ocorra é neces­sá­rio jun­tar as esme­ral­das que man­tém a esta­bi­li­dade de Monte Mobius. Para isso, terá que com­ba­ter o Sis­tema de Defesa Pin­ball, cri­ado com inten­ção de pro­te­ger as esmeraldas.



Conhe­cendo as Fases


Os ambi­en­tes são as áreas da base como sis­tema de esgoto, esta­ção de ener­gia geo­ter­mal, a fábrica de robôs, e a área de lançamento:

Toxic Caves (Toxic Pools no Mas­ter e Game Gear): O esgoto está cheio de caver­nas com lixo toxico e car­ri­nhos de minas. Para sair desta fedo­renta região, é pre­ciso encon­trar 3 Esme­ral­das. A fase foi com­ple­ta­mente refor­mu­lada na versão de de 8 bits.


Lava Powerhouse: Aqui é gerada ener­gia para toda a base a par­tir da Lava. No meio de tanto fogo e maqui­na­ria estão escon­di­das 3 esmeraldas.


The Machine: A fábrica de robôs esconde 5 esme­ral­das. Pro­cure por uma pri­são gigante no meio dessa área.


Show­down: Egg­man está ten­tando esca­par, e antes de impe­dir sua fuga, Sonic ainda tem que achar mais 5 esme­ral­das para que a base exploda de vez.


Spe­cial Stage:

O bonus deste game é mais uma máquina de pin­ball, mas dessa vez, uma tra­di­ci­o­nal, ou seja, não adi­anta aper­tar o dire­ci­o­nal aqui. São 3 bolas para jogar. Aper­tando os botões ao mesmo tempo faz Sonic bater na máquina, mas não faça isso mui­tas vezes ou ela trava. A única inten­ção do Spe­cial Stage aqui é melho­rar seu pla­car, e criar um motivo para Bunnie, Sally, Rotor e outros apa­re­ce­rem apri­si­o­na­dos pelas três mesas disponíveis.




[caption id="attachment_976" align="aligncenter" width="320" caption="Sally Rosa da temporada1"][/caption]

Sonic Spin­ball pos­súi todos os movi­men­tos de Sonic 2, porém eles pouco são uti­li­za­dos. A maior parte do tempo o jogo se com­porta como uma gigan­tesca máquina de Pin­ball, com a dife­rença que tocando nos dire­ci­o­nais, você pode ten­tar fazer a “bola” Sonic ser for­çado a ir a uma dire­ção oposta.  Enquanto o joga­dor rebate Sonic com os flip­pers (botões A, B e C), deve cum­prir os obje­ti­vos indi­ca­dos na tela para che­gar as esme­ral­das. Cole­tando todas de cada área levará a um chefe de fase.



A idéia do jogo na teo­ria seria inte­res­sante, mas a parte téc­nica deixa um pouco a dese­jar. A joga­bi­li­dade não chega a ser ruim, mas mui­tos joga­do­res podem estra­nhar não ter con­trole total sobre o personagem. Logo de cara fica nítido que grá­fi­cos e efei­tos sono­ros são infe­ri­o­res aos jogos “nor­mais” do Sonic, em alguns momen­tos, ambos até lem­bram jogos do Mas­ter Sys­tem. A tri­lha sonora ficou a cargo de Howard Dros­sin, na época era um ini­ci­ante em seu pri­meiro tra­ba­lho. Drossin depois tra­ba­lhou nos games Cha­o­tix, Comix Zone, The Ooze, Die Hard Arcade, Vigi­lante 8, Baldur’s Gate II e mais recen­te­mente Dros­sin fez músi­cas para Sonic and the Black Knight, Afro Samu­rai.Ele também fez músicas para filmes como The The­ory of the Lei­sure Class, Do que os Homens Gos­tam, Cão de Briga, Blade: Tri­nity, O Pro­te­tor, Prova de Fogo, O Plano Per­feito, Ruas San­gren­tas — O Acerto Final, Fale Comigo, Mila­gre em St. Anna, Cadil­lac Records. Tem algu­mas com­po­si­ções agra­dá­veis, mas nada perto dos jogos ante­ri­o­res.



Versão 8 bits


[caption id="attachment_978" align="aligncenter" width="320" caption="versão game gear"][/caption]

Em 94, o jogo foi con­ver­tido para Game Gear, e um ano depois o mesmo seria por­tado para Mas­ter na Europa e Bra­sil. Se o jogo já não con­se­guiu man­ter o padrão da série nos 16, o que seria da ver­são de 8 bits. O grá­fico ori­gi­nal não era tão tra­ba­lhado, então ficou mais fácil por­tar esta ver­são. Ainda assim exis­tem algu­mas per­das na qua­li­dade da ani­ma­ção, assim como no som, onde os efei­tos são aque­les já carac­te­rís­ti­cos do Mas­ter Sys­tem. O desa­fio do jogo é maior que na ver­são para Mega Drive pelo prin­ci­pal defeito do jogo que é a joga­bi­li­dade que ficou um tanto tra­vada nesta ver­são. Caso queira se aven­tu­rar em Sonic Spin­ball o ideal é ficar mesmo com a ver­são de Mega Drive, para evi­tar algu­mas dores de cabeça com os controles.


Ape­sar de ter ven­dido menos que as ver­sões ante­ri­o­res, Sonic Spin­ball con­se­guiu cum­prir seu papel, ou seja, lucro para a SEGA, um efeito da alta popu­la­ri­dade do ouriço, ini­ci­ando pro­du­ções de jogos conhe­ci­dos como caça-níqueis. Foi um título inte­res­sante para ser jogado, e dife­rente dos jogos clás­si­cos, enve­lhe­ceu e não tem mais tanta graça jogá-lo a não ser pela nostalgia.











No comments:

Post a Comment