Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.

Tuesday, December 29, 2015

Sega tentará salvar a imagem da série Sonic restaurando o que se perdeu

ESSE É O NOVO LOGO DO PRÓXIMO JOGO DO SONIC, SERÁ ANUNCIADO AGORA EM JANEIRO!

Não costumo postar notas sobre os games do Sonic aqui, mas acho que essa ocasião vale, NÃO COMO UMA CERTEZA, porque vindo da Sega, não confio até ver o produto final.

A cerca de um mês atrás, um representante da Sega afirmou que sabe que andaram fazendo bobagens nos jogos 3d do Sonic, e que a intenção agora é fazer o personagem voltar a ser o que era no auge do seu sucesso. Muita gente associou essa frase ao Sonic Boom, que foi o maior fracasso da carreira do Sonic, mas o que muita gente também notava era que a crítica era pra forma geral que o Sonic em 3D foi tratado, se focando em roteiros mais dark e deixando de lado diversos elementos que faziam parte do ponto principal de um game: level design e diversão.

Os problemas já vinham desde Adventure 2, com as fases muito paradas e de jogabilidade péssima quando não se está com Sonic e Shadow, do level desing e jogabilidade que sempre te jogam num buraco em Sonic Heroes (fora os inimigos repetitivos), aquela coisa nada a ver do Shadow The Hedgehog e Sonic 2006 que não saberia nem por onde começar se fosse indicar os problemas, a ideia péssima de fazer o Sonic imitar God of War com o Werehog em Unleashed, ou o desastre em 2d de Sonic 4, que não conseguiu captar o que os jogos eram nesse formato. 

Apareceram alguns jogos melhores como Colors, diversas versões portáteis, mas eles não chamavam atenção como os jogos originais dos anos 90, e o ponto mais elogiado do Sonic moderno acabou sendo o Generations, onde teve um bom apoio do Sonic antigo, mas que infelizmente era só uma reciclagem de ideias, fora que deixou de fora alguns elementos.

O resultado é que o Sonic chamado de "moderno", que hoje em dia já não é mais tão moderno, acabou sendo associado a essa perda de qualidade. O impacto negativo foi tão grande que, somado a outros problemas financeiros, resultou numa crise que fez a empresa demitir mais de 200 funcionários e fechar diversos escritórios. 

A promessa de recuperação da Sega agora é não apressar o desenvolvimento dos games, pelo menos não dos principais, e manter a qualidade, o primeiro passo pra isso seria restaurar a imagem do Sonic. Uma coisa que se precisa entender é que existe a visão do Sonic dentro da fanbase, e a visão do Sonic dentro do mundo dos games. Embora seja preciso agradar a fanbase, ela sozinha não sustenta a série, assim como qualquer outra franquia. Sonic não é como um produto baseado em anime ou cartoon, ele teria que fazer sentido de uma maneira geral para o mundo dos games. Antes você via gente comum jogando Sonic porque era bom, não exatamente ser fã do personagem. O que aconteceu com a era moderna é que de uma forma geral, a franquia já não fazia mais sentido pra quem está simplesmente atrás de um bom game.. 

Então esse é o novo objetivo, esse deveria ser sempre o objetivo de qualquer franquia. Manter o que se conquistou, e expandir seus horizontes. Exatamente como a Sega fazia a 20 anos atrás e deixou isso se perder.

Ainda fico desconfiado devido a experiências recentes da franquia, mas há esperança sempre.

29 comments:

  1. Ainda bem! perceberam oq fizeram, eles são uns "SEGOS" msm só n sei como não viram oq fizeram com o Knuckles Boom

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente o que temos visto é um festival de incompetência por parte da Sega não só com Sonic dos anos 2000 pra frente. Essa atitude agora que o estrago tá feito pode não só uma busca do que eles perderam, mas também uma cartada final para salvar a empresa e seu nome.

      Delete
  2. Eu sinceramente espero que a SEGA não suma com o Sonic Moderno só por conta da péssima remessa de jogos que tivemos desde os clássicos, o personagem não merece sofrer pelas falhas da empresa, e mesmo se trouxessem o Sonic Clássico de volta, sendo quem a empresa é, duvido que a qualidade dos jogos sejam como foram antigamente.

    ReplyDelete
  3. Eu tinha visto esse logo ontem no Twitter oficial de Sonic japonês. Eu tentei traduzir o que tava escrito, mas ao ler a tradução não entendi nada (essa forma diferente de organização da escrita japonesa atrapalhou). Você conseguiu identificar? Mais especificamente: tem certeza que vai ser anunciado um novo game ainda no mês de depois de amanhã? Porque eu não sei se fico feliz ou triste com isso, francamente. Eu esperava que a SEGA desse um descanso pro ouriço de pelo menos, não sei... uns 5 anos. Ela já desgastou demais a imagem de Sonic, eu tenho medo que com esse novo jogo (aparentemente que será feito às pressas de novo) desgaste mais ainda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, a tradução está no tssz news desde ontem. Segundo a declaração da Sega a produção está tendo o tempo que precisa, sem pressa de terminar

      Delete
    2. provavelmente vc esta errada sobre o feito as pressas pois ate onde eu sei desde de o vc sabe de 2006 os jogos do azulão levam pelo menos dois a tres anos para serem feitos e ainda existe o rumor de que eles estão planejando os 25 anos desde 2012 e se os dois últimos jogos feitos pela sonic team sao um de 2013 para uma unica plataforma e um para dispositivos moveis entao nao vai matar ter um pouco de fe

      Delete
    3. Bem, acho que não está tão errada assim, já que a própria Sega teve que declarar que ia parar de acelerar as produções

      Delete
    4. Podem demorar o tempo que for necessário. :))

      Delete
  4. Realmente sonic atualmente é uma caixinha de surpresas, a gente so vai saber q presta quando jogar, mas sinceramente boa parte dos jogos modernos dos sonic são bem overrated, eu adoro o sonic heroes não são porque muita gente nao gosta, o sonic unleashed foi aplicado mau mas da pra se divertir, ja o shadow the hedgehog eu até gosto do jogo, claro ele não é bom mas 90% das pessoas odeiam esse jogo por causa das armas, agora sobre o sonic boom o desenho até q é divertido e os jogos realmente não prestaram (apesar de q o novo jogo para o 3ds parece ser promissor), mas se a sega resolver fazer um SG 2 e incluir sonic boom eu não ia me importar.

    Mas pelo menos a sega esta admitindo o erro, este ano so tivemos dois jogos do sonic para celular que são bem legais e um crossover com os angry birds, espero q 2016 seja otimo para o ouriço.

    ReplyDelete
  5. Incrível o quando o SONIC BOOM é RUIM na animação feita para a TV e tbm nos games produzidos. Será que só a Sega não vê isso?? Dá até a impressão que quem tem essas péssimas ideias não são profissionais, mas sim, pessoas sem qualificação nenhuma, inteligência ou senso de responsabilidade. Eles sabem que os fãs do Mundo Sonic em geral não são 10, 100 ou 1000 pessoas, mas milhões e milhões de pessoas que cresceram com esse ouriço azul do lado. Espero que as coisas melhorem desde já.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você achou o desenho de SB ruim?

      Delete
    2. Em comparação com Sonic X, SATAN E AOSHT....sim, é fraco e decepcionante.

      Delete
    3. É novo ver alguém que acha isso. xD

      Delete
    4. A animação tá tendo uma grande rejeição, sobretudo nos Estados Unidos, onde Sonic Boom é uma das séries menos assistidas do CN (acho q é a menos assistida). É só olhar e comparar o numenro de telespectadores, está na internet.

      Delete
    5. Por essa eu não esperava. O.o Pra mim era bem aceita lá nos EUA.

      Delete
    6. Só pra vc ver....

      Delete
    7. Sonic Boom na verdade tem uma boa audiência nos Estados Unidos. Lançam diversos produtos e etc...

      Delete
    8. Não, não tem. Enquanto animações como O Incrivel Mundo e Gumball, Apenas um Show, Os Jovens Titans em Ação, Steven Universo e Hora de Aventura estão numa faixa entre 1 milhão e 300 a 1 milhão e 800 de telespectadores a cada novo episódio, Sonic Boom está numa faixa muito inferior: entre 700 mil a 1 milhão de telespectadores. Muito abaixo em relação aos outros. É a serie menos assistida do momento.

      Delete
    9. é compreensível, afinal, a série foi feita para explorar mais o novo mundo do sonic, mas até agora foram 50 episódios e pouquíssimos exploraram esse mundo, e o pouco mostrado foi bem desinteressante e genérico, fora isso o vilão também deixa a desejar afinal toda série precisa ter um vilão que se ame odiar, um vilão que que você tenha medo de ver vencer, um vilão que apresente dificuldade, mas o novo eggman é mais um alivio cômico do que vilão, e sua relação com o sonic parece mais a de um colega de trabalho do que um inimigo... talvez até um vizinho chato, quando ele aparece a pergunta não é "será que o sonic vai vencer?" é "como o sonic vai sair dessa?" ou pior ainda "vai demorar muito pra isso acabar?" o shadown acabou sendo o único vilão verdadeiro e mesmo assim ele só apareceu UMA vez e o metal sonic nem chegou a aparecer.
      Se o novo eggman do sonic boom fosse como o velho dos quadrinhos ia fazer uma grande diferença

      Delete
    10. Exatamente, concordo em tudo.

      Delete
  6. eu tenho feito fanficts do Sonic tirando o ruim que teve e colocando sob minha visão e acho que é isso que eles fazem tentam criar uma visão que sempre tem gente que não gosta, teve alguns que não gostei e outras que não mesmo não tendo jogado, com exceção do primeiro do mega drive e do shadow, mas é só minha opinião.

    ReplyDelete
  7. Pelo que vi em vários rumores, esse jogo de comemoração do aniversário do Sonic de 25 anos, está sendo produzido pela Sonic Team desde o lançamento de Sonic Lost Worlds, ou seja, se isso for verdade, já são quase 3 anos de produção do jogo. enquanto outros estudios eram encarregados de fazer os jogos da Série Boom e jogos Olimpicos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Passa o link dos rumores, por favor?

      Delete
    2. Deixa, não precisa mais. Eu vi como os rumores são, é um bocado de gente postando vídeo no YouTube e comentando sobre eles.

      Delete
  8. Espero muito desse jogo !

    ReplyDelete
  9. E por que a CRAPCOM fudida não faz o mesmo com o MegaMan?
    Vamos esperar pra ver se o sonic volta as suas raízes.

    ReplyDelete
  10. Talvez eu seja meio ufanista, mas eu não acho que a situação do Sonic esteja tão ruim na geração moderna. Claro, há os baixos da série, como Sonic Boom (que vocês fizeram questão de enfatizar), Sonic 2006, Shadow The Hedgehog... Mas tem certos pontos desse texto que eu discordo: Jogos como Sonic Heroes e Sonic Unleashed foram esculachados pela crítica, mas são jogos excelentes. Eu mesmo me surpreendi quando comecei a jogar Sonic Unleashed HD, porque nem metade do que a crítica dizia eu vi no jogo. Os jogos do Sonic geralmente vêm com um defeito ou dois, mas não creio que eles arruinem a experiência de alguém que vai jogá-lo.
    Também não vamos esquecer de algumas coisas: A Sega é considerada a 4ª empresa mais poderosa do ramo mundial de videogames, segundo a revista Forbes. Sonic foi eleito o 8ª personagem mais importante da história dos videogames, sem falar que dados da PlayStation Network e Play Store mostram que na lista dos aplicativos mais baixados sempre tem um jogo do Sonic.
    Só para enfatizar, não sou ufanista, sei das falhas da Sega como qualquer um de vocês. E concordo que, se a Sega quiser trazer Sonic de volta, eles terão que se esforçar para criar um jogo que enterre de vez a péssima lembrança de que Sonic Boom existiu.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cara, infelizmente você tá vendo isso só com olhos de fã, o que não vai ter a mínima importância nesse caso. Você ter conseguido gostar de jogos extremamente controversos no caso do Heroes, que tem nitidos sinais de falta de polimento e pouca criatividade ou o Unleashed, que pouco mais da metade é um God of War genérico, coisa que uma série importante em hipótese alguma deveria fazer... se você adorou isso não importa, o impacto negativo deles é o que causou o problema. Isso foi ressaltado no texto, o Sonic como game tem que ser prioridade, não o "Sonic agradou fanbase".

      A situação não é ruim não é péssima! A Sega vem de prejuízos desde 2014 e com razão, e o prejuízo de 2015 é ainda maior, com diversos funcionários sendo demitidos, escritórios sendo fechados e esse rombo enorme nas contas: um corte de 90% nas previsões de lucro líquido, de 16 bilhões de yen agora só pretendem ganhar 2 bi. Veja detalhadamente aqui: http://www.tssznews.com/2015/12/04/sega-cuts-fy-2016-profit-estimates/

      A situação é grave o suficiente para representantes da Sega terem vindo a público mês passado se desculparem pelo que fizeram com o Sonic, direcionando as críticas aos jogos 3d, não do Boom especificamente.

      Voltar a ser o que era foi a palavra de ordem, segundo os representantes da SEGA. No texto dessa postagem está bem claro qual foi a principal diferença do alcance e peso do Sonic na era clássica, pra o simples "jogo pra fanbase de anime" que ele se tornou em 3d.

      Se eles ainda tem talento pra conseguir isso, só o tempo irá dizer.

      Delete