Produzido por outro time pouco tempo depois de Sonic 2, Sonic CD chegou um ano depois as lojas em todo mundo. O jogo foi lançado para o drive de CD-ROM de Mega Drive, o Sega CD, um console/acessório que nunca gozou de muita popularidade.
Todas as séries grandes, sempre acabam ganhando um “irmão esquisito”, dentre os conhecidos estão vários títulos com o número 2: Super Mario Bros. 2, Zelda Adventure of Link, Final Fantasy 2, Castlevania Simon’s Quest… e o irmão esquisito da série clássica de Sonic é este.
[caption id="attachment_945" align="aligncenter" width="540" caption="estas máquinas devem ser destruídas para limpar as zonas"][/caption]
A Produção - Com o problemático Yuji Naka e os mais importantes membros do Sonic team trabalhando nos Estados Unidos, o time da SEGA do Japão tentou criar um jogo do Sonic sem seus principais planejadores e programadores. Do time original de Sonic 1, só estava presente Naoto Oshima, o criador dos personagens. Inicialmente, Sonic CD seria Sonic 2, e seria adaptado para todos os consoles da SEGA, incluindo os de 8 bits (talvez isso explique a música do Sonic CD na Green Hills no Sonic 2 de Master). Mas, durante o desenvolvimento o jogo seguiu um caminho distinto e mudou de nome para CD Sonic e no final Sonic the Hedgehog CD.
Roteiro - Dessa vez, o local da aventura se chama Never Lake. Uma vez por ano, um pequeno planeta fica visível nos céus de Never Lake, e neste planeta estão escondidas sete gemas chamadas Pedras do Tempo, capazes de qubrar as barreiras do passado e do futuro. Sacou a semelhança? Disposto a continuar sua busca maléfica por poder Dr. Eggman Robotnik inicia seu ataque a Never Lake, mas devido ao pequeno número de animais no local, ele resolve usar flores(?!?!) como fonte de poder de seus robôs.
[caption id="attachment_946" align="aligncenter" width="540" caption="Metal Sonic sequestrando Amy"][/caption]
Sonic, sabendo o que está acontecendo na região, parte para sua heróica missão. Na sua cola, segue Amy Rose, sua fã nº.1, uma garota ouriço de apenas 12 anos que também está apaixonada pelo herói. Eggman percebendo a presença da pequena manda sua maléfica imitação de Sonic, o Metal Sonic, usá-la como isca para que Sonic não atrapalhe seus planos.
Sobre o Jogo - Graficamente o jogo lembra demais Sonic 1, parte dos sprites foi reaproveitado de lá, assim como a jogabilidade. O jogo se divide em 7 zonas:
- Palmtree Panic — Estilo Green Hill
- Collision Chaos — Uma cidade, estranhamente cheia de flippers de pinball e bolhas.
- Tidal Tempest — Estilo Labirinth
- Quartz Quadrant — Uma caverna toda formada por pedras de quartzo
- Wacky Workbench — Uma das mais difíceis fases do jogo, uma fábrica cheia de plataformas que fazem Sonic saltar extremamente alto, deixando tudo confuso.
- Stardust Speedway — Uma pista de corrida noturna, onde acontecerá o desafio de velocidade de Sonic e Metal Sonic para libertar Amy
- Metallic Madness — A base de Eggman.
[caption id="attachment_947" align="aligncenter" width="540" caption="pra quem tem pavor de fases de águas, o chefe dessa é dentro dela"][/caption]
Mas, para manter as zonas limpas definitivamente, além de destruir as máquinas é preciso ter todas as jóias até o fim do jogo. Como em jogos anteriore, o Special Stage está lá para isso, mas entramos no fator bizarro mais uma vez: aqui seu objetivo é destruir discos voadores (?!?!) num ambiente semi-3d. É um tanto dificil calcular o pulo de Sonic para destruir os discos, vai ser necessário muita prática. Atente que quando Sonic pisa na água o tempo começa a acelerar e o Special Stage vai se perdendo muito rápido.
[caption id="attachment_948" align="aligncenter" width="540" caption="Special Stage"][/caption]
Polêmica na Trilha Sonora - Como explicar isto? A trilha sonora do jogo na abertura, nas vinhetas e nos tempos presente e futuro foi completamente modificada da versão americana pra nipônica. Vamos por partes -
Versão Japonesa — Aqui a trilha sonora foi assinada por Naofumi Hataya e Masafumi Ogata que tem diversos trabalhos interessantes dentro da própria SEGA, jogos como Nights e Ristar são alguns dos trabalhos deles. As músicas dos vídeos de abertura e encerramento ” You Can Do Anything” e “Cosmic Eternity(Believe in Yourself)” são cantadas pela cantora de J-Pop Keiko Utoko e sua banda “Mi-ke” que mistura J-Pop com hiphop . A banda participou também do game de sucesso musical da Enix “Bust a Groove”, e no anime “Hamlin’s Violinist”. SONIC CD, versão japonesa é uma belíssima trilha sonora que faz juz a qualidade musical de toda a série Sonic. A versão européia manteve a trilha sonora japonesa.
Versão Americana - Aqui a coisa não fica tão legal assim. A trilha sonora, excluindo as faixas do passado, foi toda modificada por Spencer Nilsen, responsável pela trilha sonora dos jogos do golfinho Ecco, e de algumas marcas licenciadas como Batman Returns e Jurassic Park. Spencer fez um soundtrack com algumas faixas interessantes, mas muitas vezes não combinam com a fase que foi planejada e fogem muito do estilo musical da série. As músicas cantadas ficaram por conta da banda Pastiche, Sandy Cressman, Jenny Meltzer e Becky West que fizeram a mesma música com arranjos diferentes para abertura e encerramento, “Sonic Boom”, que é uma faixa um tanto repetitiva.
Conclusão - Como foi mencionado, o SEGA CD nunca foi muito popular, e este foi o principal motivo do Sonic CD ter se tornado um título “underground”. Mesmo assim, os títulos da série Lunar e este Sonic CD estão entre os mais conhecidos e queridos jogos do console/acessório. O jogo pode ter falhado em alguns aspectos, mas cumpriu seu papel de ser uma genuína continuação do Sonic original, especialmente jogando a versão japonesa.
Curiosidades
- A qualidade de reprodução de vídeo do SEGA CD não era grande coisa, e os filmes de abertura e encerramento, feitos pela TOEI Animation, ficaram com baixíssima qualidade. Para o relançamento do jogo nos consoles de 128 bits, os videos mantiveram a qualidade original da TOEI e foram remasterizados
- O manual de instruções da versão americana também sofreu diversas modificações, usando nomes de locais e personagens do cartoon de Sonic, por exemplo Amy Rose virou Princesa Sally, mas a aparência da personagem não foi modificada.
- Tails não aparece no jogo, mas há um truque para ver imagens dele
- Comercial e vídeos: