Chegando um ano após o grande sucesso do original, Sonic The Hedgeog 2 talvez tenha sido o responsável pelo ano mais disputado para os consoles de 16 bits. A SEGA pela primeira vez estava conseguindo bater de frente com a concorrente, se igualando e até ultrapassando durante algum tempo a Nintendo no mercado mundial. Vendo o grande sucesso do jogo, poucos imaginam que a produção se iniciou com muitas discussões e stress. Tudo porque a produção do jogo dessa vez iria se daria na filial americana da SEGA, o que gerou um grande desconforto com o SONIC TEAM, especialmente com Yuji Naka, o principal responsável pelo sucesso do título anterior. Muitas negociações e dólares depois, Yuji resolve colaborar no que talvez seja o maior sucesso da SEGA até hoje.
Roteiro
Depois de tantas aventuras, Sonic resolve tirar suas merecidas férias. Ele resolve dar um giro pelo oceano com seu velho avião biplano, o Tornado. Sobrevoando a pequena ilha paradisíaca West Side Island, Sonic resolve que este será o resort ideal para suas férias. Depois de alguns dias, ele percebe que está sendo seguido, por um garoto raposa. Ele tenta fugir, mas o sujeito persistente consegue alcançar o ouriço. Sonic se impressiona com a habilidade do garoto, e começa a fazer amizade com ele. Ele se apresenta como Miles Prower, conhecido pelo apelido Tails, pois nasceu com uma mutação: ele possúi duas caudas. Naquela tarde Sonic também percebe que o garoto tem um dom especial para mecher em coisas mecânicas, vendo como ele consegue fazer pequenos ajustes em seu avião Tornado. Mas os dias de paz para Sonic e Tails estavam chegando ao fim… uma explosão acontece no centro da ilha. Com a vegetação estava sendo detruída e vários robôs cercavam o local. Era óbvio que Dr. Eggman conseguiu escapar, e claro ele planeja um novo ataque. Percebendo o potencial heróico de seu inimigo, o cientista não poupa esforços e constrói muito mais robôs, naves e até uma fortaleza voadora gigante capaz de causar destruição do espaço, o Death Egg (baseado na Death Star de Star Wars). Seus planos incluem usar mais animais como fonte dos robôs e uma nova busca por esmeraldas do caos, as 7 de West Side. Se 6 já eram capazes de coisas incríveis, o poder das 7 esmeraldas é capaz de transformar o corpo, dando força, resistência e velocidade sobre humanas. Eggman usará as 7 esmeraldas para dar poder suficiente a sua estação espacial se tornar uma máquina imbatível. O jovem ouriço mais uma vez parte para acabar com o cientista sedento de poder, mas dessa vez Sonic ganhou um parceiro.
Análise
O esquema de Sonic 2 continua o mesmo do anterior, mas fica nítida uma melhora no controle, e também percebe-se que o personagem está ainda mais rápido. Conseguido as 7 esmeraldas, Sonic pode invocar seus poderes e virar o Super Sonic. Para isso é preciso ter pelo menos 50 RINGS, daí é só dar um pulo e ele se transforma. Super Sonic só morre se cair em buracos ou for esmagado, mas o poder se extingue com o tempo. Para mantê-lo, abasteça o personagem com RINGS. Cada RING equivale a 1 segundo.
Com a melhoria gráfica do jogo, as fases também ficaram bem mais variadas e com muito mais locais pra se explorar. Dessa vez são 9 zonas, contra 6 do original, mas neste, cada zona traz duas fases, excluindo Metropolis Zone que é a única com três.
Há também o modo 2 players. Neste modo, a tela se divide e o objetivo é quem consegue primeiro terminar as fases Emerald Hill, Cassino Night, Mystic Cave e Special Stage. Caso haja empate em uma das zonas, acontecerá mais um Special Stage para decidir. Nesse modo os itens são aleatórios, e há um “jogo sujo”, um novo item chamado Teleport. Esse item faz com que as posições dos jogadores mudem, ou seja, se você estiver a segundos do final da fase, e seu amigo usar um, ele é quem estará no final. É possível na tela de opções habilitar o modo Teleport Only, onde todos os monitores viram Teleport, e aí a bagunça vai estar armada.
Sobre a ótima trilha sonora, a SEGA chamou a dupla de música pop do Japão, Dreams Come True. Apesar de ser o primeiro trabalho deles na área de games, eles se sentiram tão a vontade que acabaram fazendo composições que não desgrudam da nossa cabeça.
Se Sonic 1 já era um sucesso, a seqüência elevou o ouriço ao status de máquina de fazer dinheiro, com direito a festa de lançamento do jogo, milhares de produtos e guloseimas trazendo os dois protagonistas e a estréia de uma série de animação na TV. Sonic 2 é até hoje o mais pop, o mais lembrado e o título que mais vendeu do personagem. Se há muitas cobranças por parte dos fãs em relação aos criticados jogos mais recentes de Sonic, aqui está um dos principais motivos: Sonic the Hedgehog 2 é muito brilhante.
Curiosidades
- Pouco antes do lançamento, uma versão beta do jogo, normalmente enviadas para revistas especializadas, acabou caindo nas mãos de piratas, que começaram a espalhar o jogo no mercado negro antes do lançamento. Mas a versão era bastante incompleta e cheia de bugs, mas também trazia inimigos e fases que acabaram se perdendo no produto final.
- As zonas exclusivas do beta são Wood Zone(apenas o cenários estava lá), Dust Hill Zone(foi transformada em Mystic Cave), Genocide City Zone(Não havia nada pronto) e Hidden Palace Zone(a mais completa delas).
- No projeto inicial, Tails moraria na solidão do Hidden Palace, protegendo as esmeraldas. Por parecer um destino sombrio para um personagem que é uma criança “bonitinha”, a idéia foi descartada, mas reaproveitada com o bad boy Knuckles, personagem do jogo seguinte, Sonic 3 & Knuckles. O Hidden Palace também foi reaproveitado no jogo, mas com um novo visual.
- Este jogo tem muitos truques que envolvem sequências de números no Sound Test, e uma dessas sequências é data de lançamento do jogo.
- Data esta que sempre se dava numa terça-feira, antigamente todos os jogos de Sonic eram lançados num evento chamado Sonic Tuesday.
- A música de encerramento de Sonic 2, “Sweety Dreams”, é uma das favoritas dos fãs, e foi remixada pelo rapper Akon, para a estréia de Sonic no Play Station 3 e Xbox 360.
- É óbvio que o Super Sonic é baseado nos Super Sayajins da série Dragon Ball
Comerciais
Esse é totalmente nonsense!