Nessa terceira semana de outubro de 2025, os fãs de quadrinhos baseados em franquias da Hasbro tiveram o que comemorar: enquanto a Skybound (The Walking Dead, Invencível) anunciou que fará uma série animada - a Energon Verse - baseada no universo das atuais revistas que compõem as franquias de Transformers e G.I.Joe, que são publicações bem sucedidas (com as 2 revistas principais se mantendo firmes como as revistas mais vendidas da Image/Skybound atualmente), a Boom! Studios anunciou que comprou os direitos de publicação e fará quadrinhos inéditos da Geração 4 de My Little Pony à partir de 2026!
E não deixa de ser um certo alivio sobre o futuro da geração mais estimada de MLP, pois, enquanto o futuro dos brinquedos e das animações está em uma incógnita, devido ao cancelamento de novos episódios de Conte sua História - e seu fim abrupto - em 2024, a não continuidade da série Deixe Sua Marca com a Netflix (tendo sido restrito, nesse caso, ao contrato original de 6 episódios), a diminuição do lançamento e da venda de brinquedos da G5, e das diversas suposições e informações mencionadas, mas não confirmadas, sobre a futura sexta geração (tem uma produtora de Conte sua História na produção da G6? Vai ser mesmo mais infantil e inspirado na G1.5 (a Tales, ou, como chamamos aqui, G2 Toon) e na G3? Vai mesmo deixar de ter personagens da G4 nesse reboot da G6, como Applejack, Rarity e Fluttershy? Quem sabe??), os quadrinhos precisavam de um bom alento, principalmente considerando a situação que a franquia estava em 2025 na IDW (uma minissérie da G4, e outra da G5, apressadamente aceleradas e condensadas em menos volumes, lançando mais coletâneas de re-republicações, meses sem lançamentos... bem cara de "fim de feira" mesmo), refletindo, de certa forma, bem mal esses tempos bicudos!
Não houveram muitas informações sobre MLP divulgadas nesse anúncio da Boom! Studios, mas, não dá pra deixar de ser otimista, considerando quem anunciou esse lançamento: conforme notícia divulgada pelo site Publishers Weekly, quem fez esse anúncio foi o editor da Boom!, Michael Kelly, que, na década de 2010, era o chefe do, assim chamado, Programa Global de Publicações da Hasbro, portanto, alguém bem envolvido no meio, tanto no lançamento das HQs de My Little Pony em 2012, quanto no lançamento das HQs de Jem e as Hologramas em 2015. E, como ele também fez o anúncio da compra dos direitos de Jem na mesma divulgação, ele se ateve mais a mencionar efetivamente o que busca fazer com a franquia das cantoras: republicação da série da IDW via Kickstarter, estudos com a Hasbro para definir que linha irão seguir nas HQs (reboot, continuação das histórias da IDW ou conclusão da série animada dos anos 1980, são essas as alternativas avaliadas). Mas ele fez questão de ressaltar que, referente a MLP, os novos quadrinhos irão se concentrar principalmente no universo da série animada - agora clássica - da Geração 4, onde ele destacou que, mesmo MLP sendo uma franquia que na década de 1980, era voltada para meninas, " 'A Amizade é Mágica' não é nada disso", "Há uma narrativa profunda e personagens fortes que atraem um público amplo. Acontece que ela é estrelada por pôneis em tons pastéis que são garotas."
Portanto, ele deixa claro que "A narrativa sequencial complexa (da série) o manterá acima de uma certa faixa etária, mas pode até atrair crianças de até oito anos, se elas se agradarem com o conteúdo", disse Kelly. E os planos de publicação prevêem também edições de luxo para colecionadores. Sendo assim, mesmo sem definição de data de lançamento ou equipes criativas, é uma excelente notícia ver que o universo da Geração 4 ainda se manterá viva graças a pessoas que, pelo visto, gostam - e acreditam, no que se propõem a fazer, ainda mais quando já estão envolvidas no ramo editorial em que já trabalharam. (Fora que, o bom trabalho contínuo desde 2016 com Power Rangers já dá uma boa expectativa sobre o cuidado por parte da Boom! Studios sobre o conteúdo que produzem)
E aqui, vocês já sabem: na medida do possível, quando uma historia se concluir, a próxima jornada também estará presente por aqui!
