Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!
Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
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Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.
Monday, November 22, 2010
Sonic 3D Blast - O Jogo
Sonic 3d Blast foi um raro jogo lançado em 16 e 32 bits, ou seja, para Mega Drive e Saturn. A SEGA não teve grande envolvimento no jogo, sendo produzido pelos Europeus da Traveller's Tales, conhecidos pelo jogo baseado em Toy Story e atualmente pelos jogos de LEGO. Ambas as versões tem cenários e estruturas idênticas, mas com visual e som adaptados ao padrão dos consoles. Planejado inicialmente para ser a terceira versão de Sonic the Hedgehog, acabou se tornando um Spin Off, pois Yuji Naka considerava muito arriscado reformular completamente a jogabilidade já conhecida... e a reação do público só mostrou o quanto ele estava certo.
Trama: Dr. Eggman/Robotinick descobre uma passagem para uma dimensão paralela onde descobre uma ilha habitada por pássaros chamados Flicks. Os pássaros utilizam anéis mágicos para viajar por qualquer lugar, e o cientista resolve tirar proveito disso para conseguir mais Esmeraldas do Caos, e utiliza sua velha técnica de robotização nos pássaros da ilha. Sonic e seus amigos acabam descobrindo o plano do cientista, e o ouriço parte para o resgate dos Flicks.
Análise: Se há algo que se deve destacar (para época de lançamento) são os gráficos, em ambas as versões, mas especialmente no Mega Drive, que parece levar o console ao seu limite. Os gráficos são também os responsáveis pelo título 3D Blast. Apesar de serem 2D, vistos de um ponto de vista isométrico e usando sprites pré-renderizados, dão uma sensação de 3D. Devido a mudança no visual, a jogabilidade foi completamente reformulada. As setas direcionais podem mover Sonic em todas as direções, pois os movimentos são completamente livres. O que inicialmente pode parecer uma coisa boa, se mostra um dos principais defeitos deste jogo, pois os controles são escorregadios e se mostram pouco eficientes nos joysticks com direcional de setas, especialmente o de Mega Drive que era um pouco maior, e também se complica usando teclado (PC). O problema pode ser amenizado se usarmos o analógico de Sega Saturn (que acompanhava o ótimo jogo Nights) ou jogando os ports que acompanham Sonic Mega Collection.
Jogando: Durante as duas primeiras partes das zonas, deve-se saber que o objetivo é guiar as aves até o anel mágico mais próximo, sendo que só será possível avançar se todos os Flickies da área forem recolhidos. Para encontrar Flickies, deve-se derrotar inimigos. Se Sonic receber um ataque inimigo, além de perder RINGS, irá se separar de todos os Flickies que estiverem seguindo. Há 4 raças de Flickies que são encontradas, cada uma reage de uma forma diferente: Azul - O Flick original, se separado de Sonic vai fazer de tudo para encontrá-lo; Rosa / Laranja (em algumas fases do Mega Drive) - Também vai procurar por Sonic, mas estes são mais tontos e podem acabar se perdendo; Vermelho - Não procura por Sonic, mas não se movimenta muito; Verde - Os Flickies mais chatos que além de ignorar Sonic, movem-se de forma aleatória.
Ainda durante as duas primeiras partes, podemos encontrar Knuckles e Tails que servem como passagem para o Special Stage que é acionado tocando neles quando juntar 50 RINGS ou mais. Aí encontramos uma grande diferença entre as versões, pois o Special Stage é completamente diferente de uma para outra. No Mega Drive o Sonic está em uma ponte e deve coletar RINGS enquanto desvia de bombas. No Sega Saturn é uma fase completamente tridimencional, num caminho estilo montanha russa, lembrando "Sonic 2", onde deve-se coletar Rings e encontrar a saída. Já no PC, também lembra "Sonic 2", mas não é uma área 3D. Mas estes Special Stages foram motivo de reclamação dos fãs por não utilizarem personagens Knuckles e Tails numa função tão simples e por serem estágios muito fáceis em todas as versões. Já a terceira parte da Zona é sempre um confronto com Eggman em uma de suas naves.
[caption id="attachment_382" align="aligncenter" width="320" caption="Mega Drive"][/caption]
[caption id="attachment_383" align="aligncenter" width="320" caption="Sega Saturn"][/caption]
Músicas: Aqui a vantagem está para as versões de PC e Saturn, não só pela qualidade de audio do CD-ROM, mas pela composição em si. O ótimo, mas pouco lembrado, Richard Jacques ficou responsável pelas composições para 32 bits e Jun Senoe para a versão de 16 bits. São composições completamente distintas, mas ambas as versões trazem boas músicas. A diferença é que o trabalho de Jacques é uma trilha sonora inesquecível, sendo este um dos principais incentivo para terminar o jogo no Saturn. Também na versão de Saturn, há uma canção chamada "You're My Hero" que é tema de encerramento do jogo, para quem coletar todas as esmeraldas.
Concluindo: Este jogo não é muito querido entre os fãs, por diversos defeitos encontrados durante o jogo, como os controles difíceis, pelo fato de o jogo ser cansativo e a falta de espaço para que Sonic... seja Sonic, ou seja, possa correr. Pra complicar mais as coisas, não é possível salvar o jogo, nem sequer há passwords, o que para um jogo lançado em 1996 é um atraso. Entretanto a versão de PC trouxe a opção de SAVE, mas em contrapartida foi a versão menos vendida. A recepção do jogo passou longe de ser comemorada como nos títulos anteriores, tanto de crítica como de público, especialmente no Mega Drive, mas apesar disso a versão de Saturn chegou a ganhar alguns elogios.
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A conclusão falou tudo que odeio nesse jogo:
ReplyDelete"... os controles difíceis, pelo fato de o jogo ser cansativo e a falta de espaço para que Sonic… seja Sonic, ou seja, possa correr. Pra complicar mais as coisas, não é possível salvar o jogo, nem sequer há passwords..."
Pior que joguei essa porcaria com esperança que haja um Super Sonic. Mas nem isso o jogo proporciona. Acabei zerando o jogo pra nunca mais toca-lo de novo. LOL
Ah, esqueci de dizer que odeio esse jogo com todas as minhas forças pelas horas de tortura que me proporcionou.
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