Sonic, Mega Man e My Litttle Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos My Little Pony por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.

Tuesday, January 24, 2012

Mega Coluna da Ana - O Carma do Cachecol!

Olá megafãs! A Mega Coluna hoje traz um tema bem interessante (ou não) e uma polêmica (como sempre) pras páginas do Sonic Tales. Queridos leitores, hoje vamos falar sobre Cachecol!



Sim, cachecol, porque você já pensou o que faz do Proto Man um badass by default (além dos "óculos escuros")? É o cachecol, claro! E por que será que o Shadow Man do Hitoshi Ariga é muito melhor que o original do jogo? Novamente, o cachecol. E o Copy Mega Man, que no Powered Up é chamado de "Mega Man?", que acaba sendo um carinha muito mais foda que o original? A resposta está envolta do pescoço, claro.

Shadow Man e a diferença que um cachecol faz


Copy Mega: quando a cópia é melhor que o original


Além disso, temos também outro robô adepto do cachecol que até já deu as caras aqui no Sonic Tales nas edições de 4 à 8 de Megaman (confira aqui). Ele é Oil Man!


Malandro e "liso" como óleo, o pobre robô foi injustiçado pela Archie Comics com seu acessório tema da nossa coluna. O último quadrinho abaixo assustou a todos nós e, por mais que achávamos que fosse temporário (como acontece com o Shadow Man do Hitoshi Ariga), a Archie deu um banho de água fria e promulgou: "O cachecol vai tampar a boca do Oil Man porque nosso público é formado por americanos frescos e preconceituosos e não queremos que o personagem represente alguma raça específica, dando margem ao preconceito" (Ok, não foi bem isso que eles falaram, mas a ideia é por aí - Produção, posso fazer generalizações aqui?)



Podia ser só enquanto ele e o Time Man mantinham o clima de suspense, mas não!



Enfim, a polêmica está criada! De um lado, o excelente uso do cachecol pelo staff da Capcom ao criar os personagens de Mega Man e, é claro, pelo mestre Hitoshi Ariga, e de outro a iniciativa (ousada) dos americanos em usar o cachecol cobrindo a boca do esguio robô do Dr. Thomas Light, Oil Man. O que vocês acham? A Archie está certa? Isso realmente não incomoda vocês? Meldels, digam que sim, vai!

Cachecol: Eis então a prova cabal de que toda faca tem dois gumes (e de que todo Mega Man tem seu X). Até a próxima!

Ana é colunista no Sonic Tales e autora do tumblr http://acid-eater.tumblr.com

Comentário Extra by Thiago Barros:
Eu não quero entrar em muitos detalhes nessa polêmica, mas vale lembrar que no passado os Looney Tunes tiveram problemas com negros que se sentiram ofendidos com essa caracterização:


3 comments:

  1. Pelo cachecol tapar a boca do Oilman, eu achei que na HQ ele ficou parecido com um vilão de filme de faroeste. Será que houve algum personagem de Megaman/X que usasse cachecol e não fosse vilão?
    Ainda, a Warner já teve muitos problemas com racismo, já que alguns desenhos (hoje banidos) usavam de estereótipos raciais antes ignorados e aceitos.

    ReplyDelete
  2. parceria ai
    matheus-mega-dicas.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. O cachecol realmente dá um ar de mistério pro personagem, por isso que é mais usado por vilões (ou agentes duplos, como o Proto XP). Mas eu vi alguns americanos comentando também dessa ideia de western do Oil Man. Enfim, não importa qual seja a desculpa, o cachecol na boca me incomoda profundamente! >_<

    ReplyDelete