Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.

Tuesday, January 24, 2012

Mega Coluna da Ana - O Carma do Cachecol!

Olá megafãs! A Mega Coluna hoje traz um tema bem interessante (ou não) e uma polêmica (como sempre) pras páginas do Sonic Tales. Queridos leitores, hoje vamos falar sobre Cachecol!



Sim, cachecol, porque você já pensou o que faz do Proto Man um badass by default (além dos "óculos escuros")? É o cachecol, claro! E por que será que o Shadow Man do Hitoshi Ariga é muito melhor que o original do jogo? Novamente, o cachecol. E o Copy Mega Man, que no Powered Up é chamado de "Mega Man?", que acaba sendo um carinha muito mais foda que o original? A resposta está envolta do pescoço, claro.

Shadow Man e a diferença que um cachecol faz


Copy Mega: quando a cópia é melhor que o original


Além disso, temos também outro robô adepto do cachecol que até já deu as caras aqui no Sonic Tales nas edições de 4 à 8 de Megaman (confira aqui). Ele é Oil Man!


Malandro e "liso" como óleo, o pobre robô foi injustiçado pela Archie Comics com seu acessório tema da nossa coluna. O último quadrinho abaixo assustou a todos nós e, por mais que achávamos que fosse temporário (como acontece com o Shadow Man do Hitoshi Ariga), a Archie deu um banho de água fria e promulgou: "O cachecol vai tampar a boca do Oil Man porque nosso público é formado por americanos frescos e preconceituosos e não queremos que o personagem represente alguma raça específica, dando margem ao preconceito" (Ok, não foi bem isso que eles falaram, mas a ideia é por aí - Produção, posso fazer generalizações aqui?)



Podia ser só enquanto ele e o Time Man mantinham o clima de suspense, mas não!



Enfim, a polêmica está criada! De um lado, o excelente uso do cachecol pelo staff da Capcom ao criar os personagens de Mega Man e, é claro, pelo mestre Hitoshi Ariga, e de outro a iniciativa (ousada) dos americanos em usar o cachecol cobrindo a boca do esguio robô do Dr. Thomas Light, Oil Man. O que vocês acham? A Archie está certa? Isso realmente não incomoda vocês? Meldels, digam que sim, vai!

Cachecol: Eis então a prova cabal de que toda faca tem dois gumes (e de que todo Mega Man tem seu X). Até a próxima!

Ana é colunista no Sonic Tales e autora do tumblr http://acid-eater.tumblr.com

Comentário Extra by Thiago Barros:
Eu não quero entrar em muitos detalhes nessa polêmica, mas vale lembrar que no passado os Looney Tunes tiveram problemas com negros que se sentiram ofendidos com essa caracterização:


3 comments:

  1. Pelo cachecol tapar a boca do Oilman, eu achei que na HQ ele ficou parecido com um vilão de filme de faroeste. Será que houve algum personagem de Megaman/X que usasse cachecol e não fosse vilão?
    Ainda, a Warner já teve muitos problemas com racismo, já que alguns desenhos (hoje banidos) usavam de estereótipos raciais antes ignorados e aceitos.

    ReplyDelete
  2. parceria ai
    matheus-mega-dicas.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. O cachecol realmente dá um ar de mistério pro personagem, por isso que é mais usado por vilões (ou agentes duplos, como o Proto XP). Mas eu vi alguns americanos comentando também dessa ideia de western do Oil Man. Enfim, não importa qual seja a desculpa, o cachecol na boca me incomoda profundamente! >_<

    ReplyDelete