Este é um símbolo da época em que as softhouses tinham a “obrigação” de ser representadas por um mascote. Super Mario estava lá no topo imbatível, e a SEGA tinha tentado sem sucesso emplacar jogos do Alex Kidd para ser o mascote oficial da empresa. Apesar da aprovação pelos donos de Master, o pobre Alex não chegou nem perto dos números de Super Mario.
Provavelmente o problema principal não fosse o Alex, mas sim o Master System. Nós aqui no Brasil não notamos na época, mas o console de 8 bits nunca conseguiu se tornar um grande hit no mercado principal, leia-se Japão e Estados Unidos. Apenas no Brasil e em alguns países da Europa o console conseguia vender bem. O Mega Drive surgiu em 89, menos de três anos depois do lançamento do Master, para tentar conquistar parte do mercado dominado pelo Nes. Para a SEGA, felizmente o Mega Drive fez sucesso e seu símbolo maior surgiu em 91 com o lançamento de Sonic. Finalmente a SEGA conseguia um jogo e um mascote que competia diretamente com Mario.
Mesmo com seu Mega Drive fazendo sucesso,a SEGA se sentiu na obrigação de dar suporte aos fiéis fãs do Master System por mais algum tempo.
A solução pra tentar também levantar a moral do Master foi tentar trazer jogos que já eram sucesso no Mega em versões mais simples. Assim vieram versões de 8 bits de Altered Beast, Golden Axe, Strider, Castle of Illusion, Moonwalker, e claro Sonic the Hedgehog. A maioria das séries conhecidas, nasceram no 8 bits para depois “evoluir” pra 16 bits, mas com Sonic foi ao contrário, poucos meses depois do lançamento no Mega já estava chegando para Master.
Na teoria é o mesmo jogo do Mega Drive, na pratica é algo totalmente novo. O roteiro não mudou, Sonic é um jovem ouriço humanóide de 16 anos, um herói que nasceu com o dom da super velocidade. Ele vive numa ilha chamada South Island, apenas com os animais da fauna local. Um dia, um vilão cientista poluidor, Dr.Eggman, resolve ter poder sobre o maior mistério da ilha, as esmeraldas do caos, uma fonte de poder inimaginável.
[caption id="attachment_834" align="aligncenter" width="497" caption="Welcome to the Jungle!!!"][/caption]
Para isso ele resolve criar um exército de robôs, e usa como fonte desses robôs, indefesos animais. Para salvar seus amigos e ainda despoluir toda South Island, Sonic parte numa busca pelas lendárias esmeraldas do caos, escondidas ao longo das 6 zonas.
Comparação das Versões
O jogo se divide nas 6 zonas da ilha, 3 já são conhecidas do jogo do Mega, Green Hill, Labirinth e a fábrica de Eggman, Scrap Brain. As zonas exclusivas do jogo de Master são Bridge, Jungle e Sky Base. Sempre no final de cada zona o cientista estará esperando para enfrentar Sonic, cada vez com uma máquina diferente.
Obviamente, a exploração das fases que era um dos destaques na versão de Mega teve que ser simplificado. No Mega, enquanto cada fase tem duas ou três rotas diferentes pra se chegar a saída, aqui só há um caminho a se seguir, apenas na fase Labirinth há duas opções de caminho. E ainda, a terceira parte da zona nesta versão só há o Dr. Eggman para enfrentar, enquanto no Mega Drive sempre é uma fase completa.
Os inimigos também tem diferenças, no Master System a quantidade e o tamanho deles diminuiu consideravelmente, e alguns se tornaram muito lentos como o carangueijo da Green Hill. Quando Sonic era atingido pelos inimigos ele perdia as RINGS e poderia recuperar algumas que se espalham. Já nessa versão isso não é possível, perder as RINGS significa ficar totalmente indefeso. Em relação as RINGS, também não é possível acumular muitas nessa versão, após chegar a 99 elas retornarão a zero.
Pouco tempo depois o jogo foi convertido para Game Gear, mas algumas fases tiveram a estrutura reformulada para caber melhor na telinha, especialmente a Labirinth. O número de inimigos simples aumentou também, mas o jogo ficou cheio de bugs, como os bonus stages onde algumas paredes podem ser atravessadas.
Aceitando as limitações do 8 bits, você ainda vai encontrar um jogo divertido, fases bem variadas, com muitos segredos para se explorar e principalmente uma jogabilidade leve e fácil. Outro bom destaque, este Sonic é o ÚNICO que traz mestre maestro e DJ, Yuzo Koshiro na trilha sonora. Yuzo ficou famoso pela trilha sonora eletrônica completamente urbana da trilogia Streets of Rage, pelas composições clássicas em Actriser 1 e 2, e os jogos de Shinobi. Mais recentemente trabalho nos jogos do portátil Nintendo DS 7th Heaven e Castlevania Portrait of Ruin. Sabendo trabalhar com diferentes estilos musicais, Yuzo sempre se adapta ao tema do jogo, e com Sonic ele resolveu mandar Jazz e Blues, sempre se adaptando ao visual da fase, com uma musica mais tropical em Jungle ou um tema mais misterioso em Labirinth. Assim como fez no Mega Drive, os canais de som do Master System, normalmente pouco trabalhados, foram levados ao seu limite, criando algumas das composições mais belas já vistas no console.
O Sonic de 8 bits não teve o mesmo impacto dos 16 bits é claro, mas ainda assim é um belo trabalho, na minha opinião a melhor aparição do mascote no Master, um jogo que fica na memória das fãs, e é capaz de agradar até aos fãs novatos do ouriço, apesar da simplicidade.
parabéns pela matéria, excelente xD
ReplyDelete