Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.

Monday, April 4, 2011

Sonic the Hedgehog 1 - Master System


Este é um sím­bolo da época em que as softhou­ses tinham a “obri­ga­ção” de ser repre­sen­ta­das por um mas­cote. Super Mario estava lá no topo imba­tí­vel, e a SEGA tinha ten­tado sem sucesso empla­car jogos do Alex Kidd para ser o mas­cote ofi­cial da empresa. Ape­sar da apro­va­ção pelos donos de Mas­ter, o pobre Alex não che­gou nem perto dos núme­ros de Super Mario.


Pro­va­vel­mente o pro­blema prin­ci­pal não fosse o Alex, mas sim o Mas­ter Sys­tem. Nós aqui no Bra­sil não nota­mos na época, mas o con­sole de 8 bits nunca con­se­guiu se tor­nar um grande hit no mer­cado prin­ci­pal, leia-se Japão e Esta­dos Uni­dos. Ape­nas no Bra­sil e em alguns paí­ses da Europa o con­sole con­se­guia ven­der bem. O Mega Drive sur­giu em 89, menos de três anos depois do lan­ça­mento do Mas­ter, para ten­tar con­quis­tar parte do mer­cado domi­nado pelo Nes. Para a SEGA, feliz­mente o Mega Drive fez sucesso e seu sím­bolo maior sur­giu em 91 com o lan­ça­mento de Sonic. Final­mente a SEGA con­se­guia um jogo e um mas­cote que com­pe­tia dire­ta­mente com Mario.



Mesmo com seu Mega Drive fazendo sucesso,a SEGA se sen­tiu na obri­ga­ção de dar suporte aos fiéis fãs do Mas­ter Sys­tem por mais algum tempo.


A solu­ção pra ten­tar tam­bém levan­tar a moral do Mas­ter foi ten­tar tra­zer jogos que já eram sucesso no Mega em ver­sões mais sim­ples. Assim vie­ram ver­sões de 8 bits de Alte­red Beast, Gol­den Axe, Stri­der, Cas­tle of Illu­sion, Moonwal­ker, e claro Sonic the Hed­gehog. A mai­o­ria das séries conhe­ci­das, nas­ce­ram no 8 bits para depois “evo­luir” pra 16 bits, mas com Sonic foi ao con­trá­rio, pou­cos meses depois do lan­ça­mento no Mega já estava che­gando para Master.


Na teo­ria é o mesmo jogo do Mega Drive, na pra­tica é algo total­mente novo. O roteiro não mudou, Sonic é um jovem ouriço huma­nóide de 16 anos, um herói que nas­ceu com o dom da super velo­ci­dade. Ele vive numa ilha cha­mada South Island, ape­nas com os ani­mais da fauna local. Um dia, um vilão cien­tista polui­dor, Dr.Eggman, resolve  ter poder sobre o maior mis­té­rio da ilha, as esme­ral­das do caos, uma fonte de poder ini­ma­gi­ná­vel.




[caption id="attachment_834" align="aligncenter" width="497" caption="Welcome to the Jungle!!!"][/caption]

Para isso ele resolve criar um exér­cito de robôs, e usa como fonte des­ses robôs,  inde­fe­sos ani­mais. Para sal­var seus ami­gos e ainda des­po­luir toda South Island, Sonic parte numa busca pelas len­dá­rias esme­ral­das do caos, escon­di­das ao longo das 6 zonas.



Com­pa­ra­ção das Versões


O jogo se divide nas 6 zonas da ilha, 3 já são conhe­ci­das do jogo do Mega, Green Hill, Labi­rinth e a fábrica de Egg­man, Scrap Brain. As zonas exclu­si­vas do jogo de Mas­ter são Bridge, Jun­gle e Sky Base. Sem­pre no final de cada zona o cien­tista estará espe­rando para enfren­tar Sonic, cada vez com uma máquina dife­rente.



Obvi­a­mente, a explo­ra­ção das fases que era um dos des­ta­ques na ver­são de Mega teve que ser sim­pli­fi­cado. No Mega, enquanto cada fase tem duas ou três rotas dife­ren­tes pra se che­gar a saída, aqui só há um cami­nho a se seguir, ape­nas na fase Labi­rinth há duas opções de cami­nho. E ainda, a ter­ceira parte da zona nesta ver­são só há o Dr. Egg­man para enfren­tar, enquanto no Mega Drive sem­pre é uma fase completa.


Os ini­mi­gos tam­bém tem dife­ren­ças, no Mas­ter Sys­tem a quan­ti­dade e o tama­nho deles dimi­nuiu con­si­de­ra­vel­mente, e alguns se tor­na­ram muito len­tos como o caran­gueijo da Green Hill. Quando Sonic era atin­gido pelos ini­mi­gos ele per­dia as RINGS e pode­ria recu­pe­rar algu­mas que se espa­lham. Já nessa ver­são isso não é pos­sí­vel, per­der as RINGS sig­ni­fica ficar total­mente inde­feso. Em rela­ção as RINGS, tam­bém não é pos­sí­vel acu­mu­lar mui­tas nessa ver­são, após che­gar a 99 elas retor­na­rão a zero.


Pouco tempo depois o jogo foi con­ver­tido para Game Gear, mas algu­mas fases tive­ram a estru­tura refor­mu­lada para caber melhor na teli­nha, espe­ci­al­mente a Labi­rinth. O número de ini­mi­gos sim­ples aumen­tou tam­bém, mas o jogo ficou cheio de bugs, como os bonus sta­ges onde algu­mas pare­des podem ser atra­ves­sa­das.



Acei­tando as limi­ta­ções do 8 bits, você ainda vai encon­trar um jogo diver­tido, fases bem vari­a­das, com mui­tos segre­dos para se explo­rar e prin­ci­pal­mente uma joga­bi­li­dade leve e fácil. Outro bom des­ta­que, este Sonic é o ÚNICO que traz mes­tre maes­tro e DJ, Yuzo Koshiro na tri­lha sonora. Yuzo ficou famoso pela tri­lha sonora ele­trô­nica com­ple­ta­mente urbana da tri­lo­gia Stre­ets of Rage, pelas com­po­si­ções clás­si­cas em Actri­ser 1 e 2, e os jogos de Shi­nobi. Mais recen­te­mente tra­ba­lho nos jogos do por­tá­til Nin­tendo DS 7th Hea­ven e Cas­tle­va­nia Por­trait of Ruin. Sabendo tra­ba­lhar com dife­ren­tes esti­los musi­cais, Yuzo sem­pre se adapta ao tema do jogo, e com Sonic ele resol­veu man­dar Jazz e Blues, sem­pre se adap­tando ao visual da fase, com uma musica mais tro­pi­cal em Jun­gle ou um tema mais mis­te­ri­oso em Labi­rinth. Assim como fez no Mega Drive, os canais de som do Mas­ter Sys­tem, nor­mal­mente pouco tra­ba­lha­dos, foram leva­dos ao seu limite, cri­ando algu­mas das com­po­si­ções mais belas já vis­tas no con­sole.


O Sonic de 8 bits não teve o mesmo impacto dos 16 bits é claro, mas ainda assim é um belo tra­ba­lho, na minha opi­nião a melhor apa­ri­ção do mas­cote no Mas­ter, um jogo que fica na memó­ria das fãs, e é capaz de agra­dar até aos fãs nova­tos do ouriço, ape­sar da simplicidade.






1 comment: