Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.

Tuesday, May 24, 2011

Sonic e Tails / Sonic Chaos


Já no meio do ano de 1993, não havia um grande público inves­tindo no Mas­ter Sys­tem. Sonic Chaos, apa­re­ceu nesse período, e seria a última apa­ri­ção do mas­cote no já can­sado console. O jogo che­gou antes de Sonic 3 e Knuc­kles do irmão Mega Drive. Assim como Sonic 2 (Master), ape­nas a ver­são de Game Gear che­gou no Japão e Esta­dos Uni­dos e o público bra­si­leiro e euro­peu pode con­fe­rir tanto no por­tá­til como no mas­ter. A novi­dade aqui foi a pos­si­bi­li­dade de jogar com Tails, já que em Sonic 2 ele estava seques­trado, e fize­ram dele um per­so­na­gem mais fácil de jogar.



A TRAMA



Em mais uma ten­ta­tiva de domi­na­ção mun­dial, Dr. Robotnik busca pelas esme­ral­das do caos, para usar seus pode­res na cri­a­ção de armas nucle­a­res. Em sua busca, o cien­tista acaba des­co­brindo a esme­ralda ver­me­lha, capaz de dese­qui­li­brar todas as outras. As esme­ral­das aca­bam sendo envi­a­das para uma dimen­são para­lela, con­de­nando South Island a afun­dar no oce­ano. Antes que o trá­gico evento ocorra Sonic e Tails devem ser rápi­dos o sufi­ci­ente para cru­zar 6 zonas em busca das esme­ral­das e ainda parar os pla­nos malé­fi­cos do cientista.



PARTINDO PRO JOGO


Gra­fi­ca­mente, o jogo usa todo poten­cial grá­fico que o con­sole pode ofe­re­cer, cri­ando spri­tes grandes e com uma boa ani­ma­ção, mui­tas vezes che­gando pró­ximo aos jogos de Mega Drive(perceba como os loo­pings são melho­res que no título ante­rior), e ainda man­tendo uma boa velo­ci­dade, espe­ci­al­mente para Sonic que tem movi­men­tos mais rápi­dos que os de Tails. Con­tudo, como defeito prin­ci­pal, encon­tra­mos o mesmo pro­blema de Sonic 2, onde temos pouca vari­e­dade de ini­mi­gos e eles mui­tas vezes são gené­ri­cos e repetitivos.



No ini­cio deve­mos esco­lher se o per­so­na­gem será Sonic ou Tails. Ambos os per­so­na­gens podem pular, cor­rer, olhar o cenário(segure cima ou baixo), girar(diagonais infe­ri­o­res enquanto corre) e usar o Spin Dash (segure pra baixo e aperte algu­mas vezes o botão de pulo). Mas há um movi­mento exclu­sivo para cada um, Sonic pode usar o “Strike Dash”, movi­mento seme­lhante usado em Sonic CD, onde Sonic corre parado e pega impulso pra cor­rer, saindo até mais rápido que o Spin Dash (segure pra cima e aperte o botão de pulo). Com Tails é pos­sí­vel explo­rar as áreas mais altas do cená­rio voando, mas o movi­mento reage dife­rente se com­pa­rado ao de Sonic 3 — Segu­rando pra cima e pulando ele come­çará a voar, e para con­tro­lar o Vôo, basta usar o dire­ci­o­nal, sem se pre­o­cu­par em ficar aper­tando o botão, porém em algusn segun­dos ele se cansa e vai cair. Tails tam­bém tem a van­ta­gem de ini­ciar com mais vidas e con­ti­nues, mas vale lem­brar que tam­bém há exclu­si­vi­da­des para Sonic: Tênis voa­dor é um item novo que só apa­rece com Sonic, Spe­cial Stage, e con­seqüen­te­mente o ver­da­deiro final só irão apa­re­cer para quem jogar com Sonic.



AS FASES


Cada zona pos­sui 3 par­tes, com o chefe sem­pre na ter­ceira, e como em Sonic 2(8bits) são sem­pre ani­mais robôs, e o cien­tista estará ape­nas na última fase.

  • Tur­quoise Hill — A mon­ta­nha tur­queza na ver­dade é mais uma vari­ante da Green Hill. Alguns ini­mi­gos dessa fase (inclu­sive o chefe) pos­suem molas nas cos­tas que podem ser usa­das como as molas comuns.


[caption id="attachment_1091" align="aligncenter" width="307" caption="Gigalopolis com Tails"][/caption]

  • Giga­lo­po­lis — Um cená­rio urbano futu­rista, cheia de entra­das secretas.



  • Sle­e­ping Egg — Ape­sar do nome esqui­sito, não dá nem pra dor­mir nem pra pis­car o olho nessa fase que se passa nas altu­ras, num ambi­ente cheio de molas e pla­ta­for­mas que se quebram.



  • Mecha Green Hill — Quem jogou o Sonic 2 de Mas­ter Sys­tem deve lem­brar de uma mon­ta­nha mecâ­nica, e aqui a idéia é a mesma, mas com alguns traçs da clás­sica Green Hill.



  • Aqua Pla­net — Não é uma atra­ção de um par­que, é mais uma vari­a­ção da Labi­rinth Zone, ou seja pre­pa­rem suas bolhas de ar.


[caption id="attachment_1088" align="aligncenter" width="375" caption="Eletric Egg no Game Gear"][/caption]

  • Ele­tric Egg — O ambi­ente vai fazer você se sen­tir den­tro de um com­pu­ta­dor gigante. Esta é a última zona, por­tanto é a caçada pelo Dr. Eggman.

  • Spe­cial Stage — Dessa vez não é pre­ciso ficar pro­cu­rando por esme­ral­das ou anéis gigan­tes ocul­tos nos cená­rios, mas vai ser pre­ciso habi­li­dade para jun­tar 100 RINGS e ser trans­por­tado para a dimen­são onde estão as esme­ral­das. Estas fases são dife­ren­tes umas das outras, são ambi­en­tes 2d comuns que devem ser cru­za­dos até o final para achar a esme­ralda num tempo limite. Lebre-se que há itens espe­ci­ais para parar o tempo e faci­li­tar sua vida.


SOUNDTRACK


Não há nada de muito espe­cial no som de Sonic Chaos, os efei­tos são os de sem­pre do Mas­ter Sys­tem e as músi­cas  che­gam a ser melhores que a do Sonic 2 (Master), mas não são tão legais quanto as do Mega Drive como as de Sonic 1(Master). Algu­mas  foram modificadas comparando a ver­são de Mas­ter Sys­tem e Game Gear: a Giga­lo­po­lis está bem dife­rente, a Aqua Lake é pare­cida, mas pos­sui um ritmo dife­rente no começo no Game Gear e o Spe­cial Stage de Mas­ter pos­sui ape­nas uma música, ao invés de duas.




CONCLUINDO


Sonic Chaos foi eleito pela EGM naquele ano como o jogo do ano de Game Gear. Esse título não teve grande sig­ni­fi­cân­cia para a série de jogos de Sonic, mas para os fãs do con­sole de 8 bits da SEGA foi uma grata sur­presa na época de seu lan­ça­mento, espe­ci­al­mente para cor­ri­gir a man­cada do título ante­rior, pos­si­bi­li­tando jogar com Tails. O jogo ainda che­gou a ganhar uma con­ti­nu­a­ção direta no ano seguinte, mas dessa vez, o Mas­ter System ficar definitivamente de fora.

COMERCIAIS













 

6 comments:

  1. O Sonic Chaos é o CD do Master System. Tenho reparado que suas fases não foram criadas para se chegar do ponto a ao ponto b (na verdade, a maioria é bem curta), mas sim para serem exploradas para ir aos estágios especiais.

    Além disso, o Strike Dash é simplesmente um Peel Out melhorado e You Can do Anything aparece como tema da Mecha Green Hill.

    Pena que as fases não tem o mesmo charme das do Sonic CD.

    Por fim, review manero, cara.

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  2. Vale pela atençõ o noso blog ^^

    Só uma pequena correção, You Can do Anything é na Neo Green Hill Zone do Sonic 2 do Master system

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  3. Não, o tema da Mecha Green Hill é o YCDA, mesmo. Fizeram várias variações na melodia, mas a parte...

    "Toot Toot Sonic Warrior - Deep in space and time
    Toot Toot Sonic Warrior - Forever in your mind
    Nothing can survive the will to stay alive
    Cause if you try, you can do anything!"

    ...No final da música continua perfeitamente perceptível.

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  4. vou tentar reparar, eu joguei via versão gamegear, talvez não tenha reparado tanto por isso

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  5. Sonic Chaos é o que eu mais gosto!!!! *___* Me traz ótimas lembranças de minha infância, sem falar que foi o game de Sonic que marcou quem teve um Master.

    Hyper Emerson, nunca percebi isso não. O.o Irei jogar novamente para ver se noto.

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  6. Eu tenho a trilha do jogo em .vgm e a MGHZ é uma das poucas fases que usa a mesma música em ambas as versões.

    A propósito, boa parte do tema do chefe final é uma reprise mais tensa de um trecho da Turquoise Hill que também soa parecido com o verso "Toot Toot Sonic Warrior..." da YCDA.

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