Sonic, Mega Man e My Little Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos de My Little Pony e Sonic por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.
Para outros conteúdos: Monstratas Modernas por Han Yang. WPS Paródias por Wooden Plank.

Wednesday, May 11, 2011

Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles

Depois de alguns jogos meno­res, final­mente sai­ria a seqüên­cia direta do Megahit Sonic the Hed­gehog 2. Mas em 1994, a indus­tria dos video-games estava um pouco dife­rente do que se encon­trava a dois anos atrás. Se a dis­puta em 92 era de igual pra igual, com momen­tos de van­ta­gem da SEGA, em 94 a Nin­tendo já tinha con­se­guido uma boa van­ta­gem. No mesmo ano de 3 gran­des hits exclu­si­vos che­ga­riam ao con­sole con­cor­rente: Super Metroid, Final Fan­tasy VI e a revo­lu­ção grá­fica de Don­key Kong Coun­try. Outro pro­blema no mesmo ano foi o “res­fri­a­mento” nas ven­das, ou seja, foi um ano onde só títu­los com grande impacto vendiam.


Com Sonic 3, a SEGA pre­pa­rava um contra-ataque para ten­tar nova­mente se igua­lar com a Nin­tendo. Yuji Naka e Hiro­kazu Yasuhara voltaram como res­pon­sá­veis pela pro­gra­ma­ção e design do jogo, na filial ame­ri­cana da SEGA, como em Sonic 2. A ideia ini­cial seria fazer um pseudo 3d com visão iso­mé­trica, o que pare­cia muito arris­cado, o que aca­bou se tor­nando uma aven­tura pos­te­rior cha­mada Sonic 3d Blast. Para criar algo que pare­cesse revo­lu­ci­o­ná­rio eles cri­a­ram a tec­no­lo­gia Lock-on que foi man­tida em segredo até o meio do mesmo ano. Vamos relem­brar como isto aconteceu:



Feve­reiro de 1994 - Sonic 3 é Lançado


A trama de Sonic 3 apre­sen­tava uma nova região: A Ilha Flu­tu­ante. Foi nessa região que o Death Egg caiu após os even­tos de Sonic 2. A ilha, tida como lenda, é uma região que flu­tua por uma mis­te­ri­osa força mís­tica. Enquanto Robotnik ten­tava sal­var o que sobrou de seu Death Egg, ele acaba por conhe­cer um novo ele­mento chave para a trama: Knuc­kles. Ele é o último mem­bro da antiga civi­li­za­ção dos equid­nas, e vive nesta região, nas ruí­nas do que sobrou dela. Como último mem­bro da sua tribo, ele tem a mis­são de pro­te­ger a Esme­ralda Mes­tra, que é a fonte máxima de poder e faz com que a Ilha Flu­tue. Usando suas arti­ma­nhas para enga­nar o equidna, Robotnik o con­vence que Sonic e Tails são uma ame­aça para a Esme­ralda Mes­tra. Com isso, nin­guém esta­ria no cami­nho para que ele use a tal esme­ralda como fonte de poder do Death Egg.


Sonic e Tails então loca­li­zam o doutor na ilha, e para che­gar mais rápido, o ouriço invoca o poder das esme­ral­das, virando Super Sonic. Mas pouco adi­an­tou, pois Knuc­kles havia pre­pa­rado uma embos­cada, reti­rando as esme­ral­das de Sonic. Agora com suas for­ças em nível nor­mal, a nova jor­nada do ouriço e seu par­ceiro tem início.



Sonic 3 trouxe mui­tas novi­da­des em rela­ção a seu ante­ces­sor. Pra come­çar agora o jogo tra­zia uma bate­ria no car­tu­cho para ser pos­sí­vel o uso do recur­sos de sal­var e car­re­gar par­ti­das, sendo o jogo salvo auto­ma­ti­ca­mente ao fim de cada zona, e a cada esme­ralda do caos recu­pe­rada. A melho­ria nos grá­fi­cos tam­bém é nítida, com mais qua­dros de ani­ma­ção, cená­rios bem mai­o­res e mais deta­lha­dos, e as fases pos­suem liga­ções entre o meio das zonas, para a pró­xima região a ser ex­plo­rada. A joga­bi­li­dade man­teve o padrão de Sonic 2, mas exis­tem habi­li­da­des espe­cí­fi­cas para Sonic e Tails:


Habi­li­da­des em comum — Coman­dos que são exe­cu­ta­dos inde­pen­dente do personagem:

  • Andar — Obvi­a­mente dire­ci­o­nal para esquerda e direita. Com o pas­sar do tempo ele começa a correr.



  • Olhar o cená­rio — Segure para cima ou para baixo.



  • Pulo — Um toque no botão. Seu prin­ci­pal ataque.



  • Spin — Enquanto corre, aperte uma das dia­go­nais infe­ri­o­res. Um ata­que rápido.



  • Spin Dash — Para baixo e botão de pulo. Ótimo para impul­sos e que­brar paredes.



Habi­li­da­des de Sonic — Sonic pode usar ata­ques espe­ci­ais se aper­tar o botão nova­mente no meio de um pulo. As habi­li­da­des mudam de acordo com o escudo ele­men­tal usado:




  • Sem escudo — Sonic tem um con­trole melhor sobre o salto.



  • Escudo Água — Sonic bate no chão e aumenta seu pulo e pode respirar em zonas aquáticas.



  • Escudo Elé­trico — O pulo dobra o alcance. Pode atrair ANÉIS mais próximos e o deixa imune a ataques do elemento.



  • Escudo Fogo — Trans­forma Sonic numa bola de fogo, e o deixa imune a ataques deste elemento.


Habi­li­da­des de Tails:

  • Voar — Aperte con­ti­nu­a­mente o botão para que Tails explore as altu­ras dos cená­rios usando suas cau­das como hélice. Porém o garoto se cansa e vai come­çar a cair se não parar em uma pla­ta­forma para descançar.



  • Cau­das — Enquanto voa, Tails pode ata­car ini­mi­gos voa­do­res, encostando(de leve) suas caudas.



  • Nadar — Den­tro da água a habi­li­dade de voar se trans­forma em nado, sendo mais fácil de con­tro­lar que o vôo. Mas os ata­ques das cau­das não valem enquanto ele nada.


Lembrando que apesar de Tails não utilizar os ataques dos escudos, ele pode usar suas proteções.



Conhe­cendo a Ilha


[caption id="attachment_993" align="aligncenter" width="320" caption="água não é o único perigo aqui"][/caption]

  • Angel Island — Dife­rente das vari­an­tes de Green Hill Zone, a fase de estréia é uma grande selva, cheia de rios e entra­das sub­ter­râ­neas. Mas no meio desse cená­rio vai se ini­ciar um ata­que das máqui­nas de Egg­man, que dei­xará a região em chamas.



  • Hydro­city Zone — Essa sim é real­mente uma vari­a­ção da temida Labi­rinth Zone, bem menos aper­tada é verdade.



  • Mar­ble Gar­den — Uma região mon­ta­nhosa, onde Sonic facil­mente con­se­gue cor­rer devido ao número de ladei­ras. Uma bata­lha nos ares espera por Sonic e Tails ao final da Zona.



  • Car­ni­val Night Zone — O par­que de diver­sões faz lem­brar Cas­sino Night, porém não há mui­tos ele­men­tos de pin­ball aqui. Knuc­kles irá des­li­gar a ele­tri­ci­dade no segundo ato fazendo os peri­gos ganha­rem ele­mento sur­presa. Este ato tam­bém é o mais extenso do jogo.




  • Ice­cap — A fase ini­cia com snow­bo­ar­ding, e con­ti­nua com uma explo­ra­ção de uma caverna gelada. No segundo ato cabe a você con­ti­nuar pelas caver­nas ou subir pelas mon­ta­nhas de gelo. A tri­lha sonora só deixa o clima da fase mais enigmático.



  • Launch Base — Uma base de lan­ça­men­tos para o Death Egg é claro. A quan­ti­dade de obs­tá­cu­los aqui é grande, fazendo a ati­vi­dade prin­ci­pal de Sonic(correr) ficar muito difícil.



  • Spe­cial Stage (Ring Gigante) — Em pas­sa­gens secre­tas esta­rão as RINGS gigan­tes, as mes­mas do Sonic 1. Elas levam a busca pela esme­ralda num cená­rio com falso 3d,independente de ter 50 rings. O obje­tivo é pegar as bolas azuis, des­viar das ver­me­lhas e as ama­re­las ser­vem como tram­po­lins. Se as azuis vie­rem em sequên­cias onde é pos­sí­vel cir­cu­lar ao redor delas, todas se trans­for­ma­rão em RINGS, e a cada 50 valem um con­ti­nue, 100 uma vida e todas as rings valem 100000 pontos.




  • Bonus Sta­ges (50 RINGS no check point) — O bonus do check point aqui valem itens e vidas. É uma máquina de chi­clete gigante, com molas dos lados. Atente para o chi­clete verde(REP) que res­taura as molas da parte de baixo.


Modo de Batalha


Para evi­tar as came­ras len­tas cau­sa­das no modo de bata­lha de Sonic 2, nesta ver­são foram cri­a­dos peque­nos cir­cui­tos em novas fases total­mente inde­pen­den­tes das encon­tra­das no modo nor­mal. Os spri­tes foram muito redu­zi­dos tam­bém, dei­xando assim o jogo com a joga­bi­li­dade  mais dinâ­mica, porém mais repe­ti­tivo. Mui­tos con­si­de­ram um grande des­per­dí­cio de sound­track, pois há músi­cas muito boas fei­tas espe­ci­al­mente para este modo. O obje­tivo é levar um dos per­so­na­gens a ven­cer o cir­cuito com 5 vol­tas, podendo usar tra­pa­ças como rings, cas­cas de banana, bom­bas, o tênis de velo­ci­dade e um tênis falso que faz o efeito con­trá­rio. Nesse modo é pos­sí­vel jogar como Knuc­kles, seria isto um anún­cio do que estava por vir?



Outu­bro de 1994 - Sonic & Knuc­kles é lançado


Havia algo estra­nho em Sonic 3. No final do jogo não havia mui­tos deta­lhes, e o jogo aca­bava de forma repen­tina e ines­pe­rada. 7 meses depois chega ao mer­cado Sonic & Knuc­kles, com a tec­no­lo­gia “revo­lu­ci­o­ná­ria” lock-on — uma entrada na parte de cima do car­tu­cho. Com o lock-on seria pos­sí­vel tra­zer novi­da­des a jogos lan­ça­dos ante­ri­or­mente. A pri­meira vista pare­cia algo grande mas o lock-on foi ape­nas uma estra­té­gia de mar­ke­ting, tendo sido usado ape­nas nesse título. A ver­dade é que divi­di­ram Sonic 3 em dois epi­só­dios, e este usa todo o engine já desen­vol­vido para novas fases que con­ti­nuam de onde parou o 3. A novi­dade seria a opção de jogar com Knuc­kles ou Sonic, apa­ren­te­mente Tails ficava de fora… mas só aparentemente.



Con­ti­nu­ando a Trama


Na Launch Base, Sonic impe­diu que Death Egg fosse lan­çado e fez com que ele caísse numa região vul­câ­nica cha­mada Lava Reef. Sonic e Knuc­kles aca­ba­ram sendo joga­dos em Mush­room Hill, uma flo­resta de Cogu­me­los gigan­tes. Sabendo que a região tem Esme­ral­das ainda mais pode­ro­sas, Sonic parte para a sua busca antes que o cien­tista con­siga pegar a Esme­ralda Mes­tra. Knuc­kles além de lidar com Sonic terá que se livrar do mis­te­ri­oso robô qu ein­siste em atacá-lo. Mas ele pode estar com pro­ble­mas mai­o­res do que pensa, pois o antigo Metal Sonic ganhou um upgrade e está rodando a ilha atrás da Esme­ralda Mestra.




Jogando Sonic & Knuckles


As carac­te­rís­ti­cas são as mes­mas de Sonic 3. As únicas novi­da­des são:


Habi­li­da­des de Knuc­kles — Sonic não trás nada de novo em rela­ção a Sonic 3. Knuc­kles tem um pulo menor que de Sonic e Tails, mas pos­súi duas pecu­la­ri­e­da­des que fazem toda a diferença.




  • Pla­nar — Pule e aperte uma segunda vez o botão. Não há limite para o vôo de Knuc­kles, mas ele não tem como ganhar altura.



  • Esca­lar — Enquanto plana, tente encos­tar numa parede grande. Usando as gar­ras, Knuc­kles pode esca­lar locais que Sonic e Tails jamais atingiriam.


Jogando com Knuc­kles há mudan­ças duran­tes as fases tam­bém. Como ele não irá ter as cuts­ce­nes com as arma­di­lhas, as par­tes por onde ele foge podem ser explo­ra­das e algu­mas regiões são aber­tas usando as gar­ras dele. Che­fes e sub-chefes tam­bém ganham novos gol­pes quando enfren­tam o équidna, e alguns che­fes são com­ple­ta­mente novos. Para dis­far­çar suas inten­ções, Robotnik não apa­rece para as bata­lhas e sim um robô seme­lhante ao cientista.



Mais Regiões para Explorar



  • Mush­room Hill — O vale de cogu­me­los, que podem ser usa­dos como tram­po­lins. Mui­tas entra­das secre­tas aguar­dam os heróis aqui.



  • Flying Bat­tery — Entrando como clan­des­ti­nos numa nave do doutor, os heróis vão enfren­tar diver­sos tipos de enge­nho­cas mecâ­ni­cas. Ao final ele pulam fora da nave e aca­bam caindo em…




  • San­do­po­lis — O iní­cio pelo deserto vai reve­lar mui­tas cacho­ei­ras de areia e escor­piões robôs trai­ço­ei­ros. Ao enfren­tar um golem, será aberto a pas­sa­gem de uma pirâ­mide cheia de arma­di­lhas que é o segundo ato, o mais longo deste segundo episódio.



  • Lava Reef — Esta é a região onde caiu o Death Egg. A pri­meira parte trará lem­bran­ças de Mar­ble Zone, até o teto de espi­nhos estará lá. Mas no segundo ato a lava vai ser res­fri­ada e a fase vira um tipo de caverna azul.



  • Hid­den Palace — Não é bem uma fase, é o lar de Knuc­kles. Caso esteja com Sonic aqui será o acerto final com o anti-herói e a reve­la­ção sobre a Esme­ralda Mestra.



  • Sky Sanc­tu­ary — As ruí­nas celes­ti­ais com Knuc­kles será o palco da última bata­lha. Já Sonic terá que ir além disso para recu­pe­rar a Esme­ralda Mes­tra que Egg­man roubou.



  • Death Egg — A fase se dá den­tro da esta­ção espa­cial e é extre­ma­mente trai­ço­eira. As mudan­ças de gra­vi­dade acon­te­cem a todo momento e os ini­mi­gos podem pegar você quando menos se espera. Ao final uma ver­são ainda maior do robô gigante de Sonic 2.




  • The Dooms­day — A fase exclu­siva do Super Sonic, ou seja, com todas as esme­ral­das. Seguindo uma joga­bi­li­dade de jogos de nave, deve-se cole­tar rings a todo momento para der­ro­tar Egg­man numa perseguição.



  • Bonus Stage 2 e 3 — Entre 20 e 30 rings ou entre 31 e 50 rings nos check points levam a novas fases de bonus. A pri­meira é uma mis­tura do Spe­cial Stage do Sonic 1 com a Cas­sino Night, ape­nas para coleta de vidas e con­ti­nues. A segunda serve para cole­tar itens, usando cam­pos mag­né­ti­cos sonic deve subir atrás dos “chi­cle­tes”  itens de Sonic 3.


Lock-on em Sonic 2


Encai­xando Sonic 2 sobre Sonic e Knuc­kles, o título será alte­rado com Knuc­kles no logo e o per­so­na­gem será o único sele­ci­o­ná­vel no jogo.

Não há mudan­ças estru­tu­rais nas fases mas algu­mas dife­ren­ças ocor­rem: o escudo passa a ser branco; as fases de bonus não retira seu escudo e rings adqui­ri­dos; algu­mas áreas que que só pode­riam ser atin­gi­das usando debug mode podem ser encon­tra­das usando Knuc­kles para pla­nar e esca­lar; o pulo menor dei­xará a última bata­lha um pouco mais difí­cil, mas há quem use o golpe de pla­nar como vantagem.



Lock-On em Sonic 3


O mais impor­tante do Lock-on é para ser usado com Sonic 3, cri­ando assim o jogo com­pleto e mais diver­tido da série. Quando jun­tos, a aber­tura de Sonic 3 usa a música de Sonic Knuc­kles, assim como os temas de sub­che­fes e o tema de Knuc­kles. As 14 zonas ficam pre­sen­tes no jogo. É pos­sí­vel ainda usar Tails nas fases de Sonic & Knuc­kles e Knuc­kles nas de Sonic 3. Jogando como Sonic ou Tails há pou­cas dife­ren­ças nas fases de Sonic 3, mas ainda assim exis­tem algu­mas como mudan­ças de itens ou desa­pa­re­ci­mento de cer­tas molas. Ao final da Launch Base, Sonic e Tails enfren­tam ape­nas o chefe foguete, a segunda forma da nave com bra­ços fica sendo chefe para Knuckles.



Na entrada de Mush­room Hill há tam­bém uma nova cuts­cene e um novo cená­rio exclu­sivo. Já Knuc­kles tem várias pas­sa­gens novas como acon­tece em Sonic e Knuc­kles e fases total­mente dife­ren­tes como a segunda Angel Island, ou a pri­meira Car­ni­val Night. Os che­fes ganham gol­pes novos tam­bém, o robô é usado no lugar de Egg­man e no caso da Mar­ble Gar­den o chefe que antes era uma bata­lha aérea se torna uma bata­lha ter­res­tre con­tra uma nave iné­dita. Dessa vez ficam sendo 14 esme­ral­das. As 7 ini­ci­ais levam Sonic e Knuc­kles a ganha­rem sua forma Super enquanto Tails não sofre mudan­ças. Com as 14 Sonic e Knuc­kles viram Hyper e Tails pode ser Super. Hyper Sonic explode ini­mi­gos sem pre­ci­sar tocá-los(dois pulos) e Hyper Knuc­kles faz ter­re­mo­tos batendo nas pare­des. Super Tails pode com­par­ti­lhar seus pode­res com os flickers(pássaros que você salva no cami­nho), con­tro­lando-os para que ata­quem os inimigos.



Lock-On em Sonic 1 e em outros


Se resol­ver usar Sonic 1 ou Spin­ball, o jogo leva para uma tela espe­cial onde exis­tem mais de 9000 fases de bonus para serem desa­fi­a­das, com direito a pas­sword. Qual­quer outro jogo vai fazer com que ape­nas uma des­sas fases seja iniciada.



Polê­mi­cas do Rei do POP no Soundtrack


Mais um incrí­vel sound­track na série Sonic. Dessa vez foi feito por um grupo maior de com­po­si­to­res japo­ne­ses e ame­ri­ca­nos. O tra­ba­lho deles seria dar con­ti­nui­dade ao elo­gi­ado tra­ba­lho J-Pop do Dre­ams Come True. Do lado ori­en­tal eles trou­xe­ram Tomo­nori Sawada, Nao­fumi Hataya, Tokuhiko Uwabo e a estréia de Jun Senoue, o autor das tri­lhas sono­ras de rock da banda Crush 40, pre­sen­tes em todos os jogos 3d do Sonic. Mas dessa vez o lado ame­ri­cano que viria a cau­sar uma grande polê­mica: vie­ram o já conhe­cido Howard Drossin(autor de musi­cas de jogos e fil­mes), e… o len­dá­rio Michael Jack­son e seu pro­du­tor Brad Buxer. Antes mesmo do lan­ça­mento do jogo foram fei­tos comen­tá­rios em revis­tas sobre a pre­sença do Rei do Pop no novo jogo de Sonic. A eles estão asso­ci­a­das o tema de Knuc­kles, tema dos sub-chefes, Car­ni­val Night, Ice Cap, Launch Base e a música dos cré­di­tos. É pos­sí­vel escu­tar em algu­mas des­sas fai­xas carac­te­rís­ti­cas típi­cas de músi­cas de Michael como bati­das de funk e até os típi­cos gri­tos “WOW”. O fato é que Michael não foi cre­di­tado no jogo, apa­re­cendo ape­nas o nick­name Sci­rocco. Somente no final de 2009, durante uma entre­vista a revista fran­cesa Black’N’White, Brad Buxer con­fir­mou que tra­ba­lhou com Michael nas fai­xas cita­das. Segundo Brad, há seme­lhan­ças entre as músi­cas do jogo e suces­sos de Michael: Car­ni­val Night se con­funde com “Jam” do álbum Dan­ge­rous, e Ice Cap seria uma ver­são ace­le­rada de Who is It, do mesmo álbum.


Mas o mais impres­si­o­nante é o tema dos cré­di­tos que é exa­ta­mente a mesma música Stran­ger in Mos­cow. O deta­lhe prin­ci­pal é que Stran­ger in Mos­cow só foi publi­cada um ano depois de Sonic 3, no álbum His­tory.  Con­fira as duas músi­cas mixa­das:







Mas afi­nal por­que Michael não foi cre­di­tado? Brad diz que Michael não gos­tou da qua­li­dade do som do Mega Drive e não quis ter seu nome asso­ci­ado a um pro­duto infe­rior a sua obra. Mas essa ver­são pode ser des­min­tida, pois alguns anos antes no mesmo Mega Drive, Michael Jack­son apro­vou e pro­du­ziu junto com a SEGA o jogo base­ado no filme Moonwal­ker e tra­zia adap­ta­ções de famo­sas músi­cas do artista como Bil­lie Jean, Smo­oth Cri­mi­nal e Bad. A teo­ria mais coe­rente é que em 1994 Michael estava sofrendo acu­sa­ções de pedo­fi­lia e a SEGA temia que o jogo fosse de alguma forma atin­gido pela polê­mica, pedindo assim que o nome de Michael fosse reti­rado. Outra teo­ria é que Brad pode ter se con­fun­dido com a ver­são de PC onde foram usa­das músi­cas no for­mato mid, pio­rando muito a qua­li­dade do som. Nesta ver­são as fai­xas de Michael foram removidas.


Já na produção de Sonic & Knuckles não houveram polêmicas, excluindo Michael Jack­son e Brad Buxer, segui­ram os mes­mos com­po­si­to­res de Sonic 3. O resul­tado foi mais um grande sound­track digno da série.



Con­clu­são


Ape­sar de mais cara, a estra­té­gia do lock-on SEGA foi diver­tida, aumen­tando o fator replay do jogo. Mas para as ven­das isto não refle­tiu tão bem. O jogo ven­deu 1.8 milhões de uni­da­des, con­tra 6.3 milhões de Sonic 2. O motivo? Além do res­fri­a­mento das ven­das em geral daquele ano, a Nin­tendo cha­mou muita aten­ção com seu Don­key Kong e Metroid. A estra­té­gia pode tam­bém ter pre­ju­di­cado Sonic 3, pois o jogo pare­cia incom­pleto e com menos ambi­en­tes que em Sonic 2. Até antes da reve­la­ção que have­ria a segunda parte, que demo­rou um pouco a ser anun­ci­ada. A recep­ção melho­rou com a che­gada de Sonic & Knuc­kles, mas algu­mas pes­soas se inco­mo­da­va­mem em ter que pagar duas vezes pra ter o jogo com­pleto. De qual­quer modo, o jogo foi bem rece­bido, e mui­tos fãs (como esse que vos escreve) con­si­de­ram o melhor jogo da série. 16 anos depois, a mesma estra­té­gia de divi­dir o jogo em epi­só­dios está sendo repe­tida em sonic 4, mas dessa vez com um recurso mais seguro de retorno, via download.



Curi­o­si­da­des



  • Mesmo mis­tu­rando as ver­sões, os arqui­vos de save de Sonic e Knuc­kles ficam guar­da­dos ape­nas no Sonic 3.



  • Nos Esta­dos Uni­dos, quem fazia a pré-ordem do jogo ganhava de brinde um CD com as melho­res fai­xas de Sonic CD e Spinball



  • A ver­são de PC tra­zia músi­cas no for­mato mid e as fai­xas rela­ci­o­na­das a Michael Jack­son foram remo­vi­das (leia acima)



  • Algu­mas fases de Sonic & Knuc­kles são idéias rea­pro­vei­ta­das do beta de Sonic 2. De iní­cio, Mush­room Hill se cha­ma­ria Mush­room Val­ley Zone, como se vê na sele­ção de fases Sonic 3, mas o título foi mudado antes do lan­ça­mento. A fase seria ins­pi­rada pela Wood Zone, assim como San­do­po­lis seria Dust Hill Zone. Hid­den Palace é uma fase tam­bém pre­sente no beta de Sonic 2.



  • Phan­tasy Star IV e Super Street Figh­ter II não fun­ci­o­nam se encai­xa­dos em Sonic e Knuc­kles por serem car­tu­chos com alta capa­ci­dade para época.

  • Right Said Fred, famoso pela música "I'm too sexy",  fez o clipe da música "Won­der­man", que fala sobre Sonic, para divulgação deste jogo. Confira aqui: http://sonictales.wordpress.com/wonderman/

  • Comerciais:


















1 comment: