Sonic, Mega Man e My Litttle Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos My Little Pony por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.

Wednesday, May 11, 2011

Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles

Depois de alguns jogos meno­res, final­mente sai­ria a seqüên­cia direta do Megahit Sonic the Hed­gehog 2. Mas em 1994, a indus­tria dos video-games estava um pouco dife­rente do que se encon­trava a dois anos atrás. Se a dis­puta em 92 era de igual pra igual, com momen­tos de van­ta­gem da SEGA, em 94 a Nin­tendo já tinha con­se­guido uma boa van­ta­gem. No mesmo ano de 3 gran­des hits exclu­si­vos che­ga­riam ao con­sole con­cor­rente: Super Metroid, Final Fan­tasy VI e a revo­lu­ção grá­fica de Don­key Kong Coun­try. Outro pro­blema no mesmo ano foi o “res­fri­a­mento” nas ven­das, ou seja, foi um ano onde só títu­los com grande impacto vendiam.


Com Sonic 3, a SEGA pre­pa­rava um contra-ataque para ten­tar nova­mente se igua­lar com a Nin­tendo. Yuji Naka e Hiro­kazu Yasuhara voltaram como res­pon­sá­veis pela pro­gra­ma­ção e design do jogo, na filial ame­ri­cana da SEGA, como em Sonic 2. A ideia ini­cial seria fazer um pseudo 3d com visão iso­mé­trica, o que pare­cia muito arris­cado, o que aca­bou se tor­nando uma aven­tura pos­te­rior cha­mada Sonic 3d Blast. Para criar algo que pare­cesse revo­lu­ci­o­ná­rio eles cri­a­ram a tec­no­lo­gia Lock-on que foi man­tida em segredo até o meio do mesmo ano. Vamos relem­brar como isto aconteceu:



Feve­reiro de 1994 - Sonic 3 é Lançado


A trama de Sonic 3 apre­sen­tava uma nova região: A Ilha Flu­tu­ante. Foi nessa região que o Death Egg caiu após os even­tos de Sonic 2. A ilha, tida como lenda, é uma região que flu­tua por uma mis­te­ri­osa força mís­tica. Enquanto Robotnik ten­tava sal­var o que sobrou de seu Death Egg, ele acaba por conhe­cer um novo ele­mento chave para a trama: Knuc­kles. Ele é o último mem­bro da antiga civi­li­za­ção dos equid­nas, e vive nesta região, nas ruí­nas do que sobrou dela. Como último mem­bro da sua tribo, ele tem a mis­são de pro­te­ger a Esme­ralda Mes­tra, que é a fonte máxima de poder e faz com que a Ilha Flu­tue. Usando suas arti­ma­nhas para enga­nar o equidna, Robotnik o con­vence que Sonic e Tails são uma ame­aça para a Esme­ralda Mes­tra. Com isso, nin­guém esta­ria no cami­nho para que ele use a tal esme­ralda como fonte de poder do Death Egg.


Sonic e Tails então loca­li­zam o doutor na ilha, e para che­gar mais rápido, o ouriço invoca o poder das esme­ral­das, virando Super Sonic. Mas pouco adi­an­tou, pois Knuc­kles havia pre­pa­rado uma embos­cada, reti­rando as esme­ral­das de Sonic. Agora com suas for­ças em nível nor­mal, a nova jor­nada do ouriço e seu par­ceiro tem início.



Sonic 3 trouxe mui­tas novi­da­des em rela­ção a seu ante­ces­sor. Pra come­çar agora o jogo tra­zia uma bate­ria no car­tu­cho para ser pos­sí­vel o uso do recur­sos de sal­var e car­re­gar par­ti­das, sendo o jogo salvo auto­ma­ti­ca­mente ao fim de cada zona, e a cada esme­ralda do caos recu­pe­rada. A melho­ria nos grá­fi­cos tam­bém é nítida, com mais qua­dros de ani­ma­ção, cená­rios bem mai­o­res e mais deta­lha­dos, e as fases pos­suem liga­ções entre o meio das zonas, para a pró­xima região a ser ex­plo­rada. A joga­bi­li­dade man­teve o padrão de Sonic 2, mas exis­tem habi­li­da­des espe­cí­fi­cas para Sonic e Tails:


Habi­li­da­des em comum — Coman­dos que são exe­cu­ta­dos inde­pen­dente do personagem:

  • Andar — Obvi­a­mente dire­ci­o­nal para esquerda e direita. Com o pas­sar do tempo ele começa a correr.



  • Olhar o cená­rio — Segure para cima ou para baixo.



  • Pulo — Um toque no botão. Seu prin­ci­pal ataque.



  • Spin — Enquanto corre, aperte uma das dia­go­nais infe­ri­o­res. Um ata­que rápido.



  • Spin Dash — Para baixo e botão de pulo. Ótimo para impul­sos e que­brar paredes.



Habi­li­da­des de Sonic — Sonic pode usar ata­ques espe­ci­ais se aper­tar o botão nova­mente no meio de um pulo. As habi­li­da­des mudam de acordo com o escudo ele­men­tal usado:




  • Sem escudo — Sonic tem um con­trole melhor sobre o salto.



  • Escudo Água — Sonic bate no chão e aumenta seu pulo e pode respirar em zonas aquáticas.



  • Escudo Elé­trico — O pulo dobra o alcance. Pode atrair ANÉIS mais próximos e o deixa imune a ataques do elemento.



  • Escudo Fogo — Trans­forma Sonic numa bola de fogo, e o deixa imune a ataques deste elemento.


Habi­li­da­des de Tails:

  • Voar — Aperte con­ti­nu­a­mente o botão para que Tails explore as altu­ras dos cená­rios usando suas cau­das como hélice. Porém o garoto se cansa e vai come­çar a cair se não parar em uma pla­ta­forma para descançar.



  • Cau­das — Enquanto voa, Tails pode ata­car ini­mi­gos voa­do­res, encostando(de leve) suas caudas.



  • Nadar — Den­tro da água a habi­li­dade de voar se trans­forma em nado, sendo mais fácil de con­tro­lar que o vôo. Mas os ata­ques das cau­das não valem enquanto ele nada.


Lembrando que apesar de Tails não utilizar os ataques dos escudos, ele pode usar suas proteções.



Conhe­cendo a Ilha


[caption id="attachment_993" align="aligncenter" width="320" caption="água não é o único perigo aqui"][/caption]

  • Angel Island — Dife­rente das vari­an­tes de Green Hill Zone, a fase de estréia é uma grande selva, cheia de rios e entra­das sub­ter­râ­neas. Mas no meio desse cená­rio vai se ini­ciar um ata­que das máqui­nas de Egg­man, que dei­xará a região em chamas.



  • Hydro­city Zone — Essa sim é real­mente uma vari­a­ção da temida Labi­rinth Zone, bem menos aper­tada é verdade.



  • Mar­ble Gar­den — Uma região mon­ta­nhosa, onde Sonic facil­mente con­se­gue cor­rer devido ao número de ladei­ras. Uma bata­lha nos ares espera por Sonic e Tails ao final da Zona.



  • Car­ni­val Night Zone — O par­que de diver­sões faz lem­brar Cas­sino Night, porém não há mui­tos ele­men­tos de pin­ball aqui. Knuc­kles irá des­li­gar a ele­tri­ci­dade no segundo ato fazendo os peri­gos ganha­rem ele­mento sur­presa. Este ato tam­bém é o mais extenso do jogo.




  • Ice­cap — A fase ini­cia com snow­bo­ar­ding, e con­ti­nua com uma explo­ra­ção de uma caverna gelada. No segundo ato cabe a você con­ti­nuar pelas caver­nas ou subir pelas mon­ta­nhas de gelo. A tri­lha sonora só deixa o clima da fase mais enigmático.



  • Launch Base — Uma base de lan­ça­men­tos para o Death Egg é claro. A quan­ti­dade de obs­tá­cu­los aqui é grande, fazendo a ati­vi­dade prin­ci­pal de Sonic(correr) ficar muito difícil.



  • Spe­cial Stage (Ring Gigante) — Em pas­sa­gens secre­tas esta­rão as RINGS gigan­tes, as mes­mas do Sonic 1. Elas levam a busca pela esme­ralda num cená­rio com falso 3d,independente de ter 50 rings. O obje­tivo é pegar as bolas azuis, des­viar das ver­me­lhas e as ama­re­las ser­vem como tram­po­lins. Se as azuis vie­rem em sequên­cias onde é pos­sí­vel cir­cu­lar ao redor delas, todas se trans­for­ma­rão em RINGS, e a cada 50 valem um con­ti­nue, 100 uma vida e todas as rings valem 100000 pontos.




  • Bonus Sta­ges (50 RINGS no check point) — O bonus do check point aqui valem itens e vidas. É uma máquina de chi­clete gigante, com molas dos lados. Atente para o chi­clete verde(REP) que res­taura as molas da parte de baixo.


Modo de Batalha


Para evi­tar as came­ras len­tas cau­sa­das no modo de bata­lha de Sonic 2, nesta ver­são foram cri­a­dos peque­nos cir­cui­tos em novas fases total­mente inde­pen­den­tes das encon­tra­das no modo nor­mal. Os spri­tes foram muito redu­zi­dos tam­bém, dei­xando assim o jogo com a joga­bi­li­dade  mais dinâ­mica, porém mais repe­ti­tivo. Mui­tos con­si­de­ram um grande des­per­dí­cio de sound­track, pois há músi­cas muito boas fei­tas espe­ci­al­mente para este modo. O obje­tivo é levar um dos per­so­na­gens a ven­cer o cir­cuito com 5 vol­tas, podendo usar tra­pa­ças como rings, cas­cas de banana, bom­bas, o tênis de velo­ci­dade e um tênis falso que faz o efeito con­trá­rio. Nesse modo é pos­sí­vel jogar como Knuc­kles, seria isto um anún­cio do que estava por vir?



Outu­bro de 1994 - Sonic & Knuc­kles é lançado


Havia algo estra­nho em Sonic 3. No final do jogo não havia mui­tos deta­lhes, e o jogo aca­bava de forma repen­tina e ines­pe­rada. 7 meses depois chega ao mer­cado Sonic & Knuc­kles, com a tec­no­lo­gia “revo­lu­ci­o­ná­ria” lock-on — uma entrada na parte de cima do car­tu­cho. Com o lock-on seria pos­sí­vel tra­zer novi­da­des a jogos lan­ça­dos ante­ri­or­mente. A pri­meira vista pare­cia algo grande mas o lock-on foi ape­nas uma estra­té­gia de mar­ke­ting, tendo sido usado ape­nas nesse título. A ver­dade é que divi­di­ram Sonic 3 em dois epi­só­dios, e este usa todo o engine já desen­vol­vido para novas fases que con­ti­nuam de onde parou o 3. A novi­dade seria a opção de jogar com Knuc­kles ou Sonic, apa­ren­te­mente Tails ficava de fora… mas só aparentemente.



Con­ti­nu­ando a Trama


Na Launch Base, Sonic impe­diu que Death Egg fosse lan­çado e fez com que ele caísse numa região vul­câ­nica cha­mada Lava Reef. Sonic e Knuc­kles aca­ba­ram sendo joga­dos em Mush­room Hill, uma flo­resta de Cogu­me­los gigan­tes. Sabendo que a região tem Esme­ral­das ainda mais pode­ro­sas, Sonic parte para a sua busca antes que o cien­tista con­siga pegar a Esme­ralda Mes­tra. Knuc­kles além de lidar com Sonic terá que se livrar do mis­te­ri­oso robô qu ein­siste em atacá-lo. Mas ele pode estar com pro­ble­mas mai­o­res do que pensa, pois o antigo Metal Sonic ganhou um upgrade e está rodando a ilha atrás da Esme­ralda Mestra.




Jogando Sonic & Knuckles


As carac­te­rís­ti­cas são as mes­mas de Sonic 3. As únicas novi­da­des são:


Habi­li­da­des de Knuc­kles — Sonic não trás nada de novo em rela­ção a Sonic 3. Knuc­kles tem um pulo menor que de Sonic e Tails, mas pos­súi duas pecu­la­ri­e­da­des que fazem toda a diferença.




  • Pla­nar — Pule e aperte uma segunda vez o botão. Não há limite para o vôo de Knuc­kles, mas ele não tem como ganhar altura.



  • Esca­lar — Enquanto plana, tente encos­tar numa parede grande. Usando as gar­ras, Knuc­kles pode esca­lar locais que Sonic e Tails jamais atingiriam.


Jogando com Knuc­kles há mudan­ças duran­tes as fases tam­bém. Como ele não irá ter as cuts­ce­nes com as arma­di­lhas, as par­tes por onde ele foge podem ser explo­ra­das e algu­mas regiões são aber­tas usando as gar­ras dele. Che­fes e sub-chefes tam­bém ganham novos gol­pes quando enfren­tam o équidna, e alguns che­fes são com­ple­ta­mente novos. Para dis­far­çar suas inten­ções, Robotnik não apa­rece para as bata­lhas e sim um robô seme­lhante ao cientista.



Mais Regiões para Explorar



  • Mush­room Hill — O vale de cogu­me­los, que podem ser usa­dos como tram­po­lins. Mui­tas entra­das secre­tas aguar­dam os heróis aqui.



  • Flying Bat­tery — Entrando como clan­des­ti­nos numa nave do doutor, os heróis vão enfren­tar diver­sos tipos de enge­nho­cas mecâ­ni­cas. Ao final ele pulam fora da nave e aca­bam caindo em…




  • San­do­po­lis — O iní­cio pelo deserto vai reve­lar mui­tas cacho­ei­ras de areia e escor­piões robôs trai­ço­ei­ros. Ao enfren­tar um golem, será aberto a pas­sa­gem de uma pirâ­mide cheia de arma­di­lhas que é o segundo ato, o mais longo deste segundo episódio.



  • Lava Reef — Esta é a região onde caiu o Death Egg. A pri­meira parte trará lem­bran­ças de Mar­ble Zone, até o teto de espi­nhos estará lá. Mas no segundo ato a lava vai ser res­fri­ada e a fase vira um tipo de caverna azul.



  • Hid­den Palace — Não é bem uma fase, é o lar de Knuc­kles. Caso esteja com Sonic aqui será o acerto final com o anti-herói e a reve­la­ção sobre a Esme­ralda Mestra.



  • Sky Sanc­tu­ary — As ruí­nas celes­ti­ais com Knuc­kles será o palco da última bata­lha. Já Sonic terá que ir além disso para recu­pe­rar a Esme­ralda Mes­tra que Egg­man roubou.



  • Death Egg — A fase se dá den­tro da esta­ção espa­cial e é extre­ma­mente trai­ço­eira. As mudan­ças de gra­vi­dade acon­te­cem a todo momento e os ini­mi­gos podem pegar você quando menos se espera. Ao final uma ver­são ainda maior do robô gigante de Sonic 2.




  • The Dooms­day — A fase exclu­siva do Super Sonic, ou seja, com todas as esme­ral­das. Seguindo uma joga­bi­li­dade de jogos de nave, deve-se cole­tar rings a todo momento para der­ro­tar Egg­man numa perseguição.



  • Bonus Stage 2 e 3 — Entre 20 e 30 rings ou entre 31 e 50 rings nos check points levam a novas fases de bonus. A pri­meira é uma mis­tura do Spe­cial Stage do Sonic 1 com a Cas­sino Night, ape­nas para coleta de vidas e con­ti­nues. A segunda serve para cole­tar itens, usando cam­pos mag­né­ti­cos sonic deve subir atrás dos “chi­cle­tes”  itens de Sonic 3.


Lock-on em Sonic 2


Encai­xando Sonic 2 sobre Sonic e Knuc­kles, o título será alte­rado com Knuc­kles no logo e o per­so­na­gem será o único sele­ci­o­ná­vel no jogo.

Não há mudan­ças estru­tu­rais nas fases mas algu­mas dife­ren­ças ocor­rem: o escudo passa a ser branco; as fases de bonus não retira seu escudo e rings adqui­ri­dos; algu­mas áreas que que só pode­riam ser atin­gi­das usando debug mode podem ser encon­tra­das usando Knuc­kles para pla­nar e esca­lar; o pulo menor dei­xará a última bata­lha um pouco mais difí­cil, mas há quem use o golpe de pla­nar como vantagem.



Lock-On em Sonic 3


O mais impor­tante do Lock-on é para ser usado com Sonic 3, cri­ando assim o jogo com­pleto e mais diver­tido da série. Quando jun­tos, a aber­tura de Sonic 3 usa a música de Sonic Knuc­kles, assim como os temas de sub­che­fes e o tema de Knuc­kles. As 14 zonas ficam pre­sen­tes no jogo. É pos­sí­vel ainda usar Tails nas fases de Sonic & Knuc­kles e Knuc­kles nas de Sonic 3. Jogando como Sonic ou Tails há pou­cas dife­ren­ças nas fases de Sonic 3, mas ainda assim exis­tem algu­mas como mudan­ças de itens ou desa­pa­re­ci­mento de cer­tas molas. Ao final da Launch Base, Sonic e Tails enfren­tam ape­nas o chefe foguete, a segunda forma da nave com bra­ços fica sendo chefe para Knuckles.



Na entrada de Mush­room Hill há tam­bém uma nova cuts­cene e um novo cená­rio exclu­sivo. Já Knuc­kles tem várias pas­sa­gens novas como acon­tece em Sonic e Knuc­kles e fases total­mente dife­ren­tes como a segunda Angel Island, ou a pri­meira Car­ni­val Night. Os che­fes ganham gol­pes novos tam­bém, o robô é usado no lugar de Egg­man e no caso da Mar­ble Gar­den o chefe que antes era uma bata­lha aérea se torna uma bata­lha ter­res­tre con­tra uma nave iné­dita. Dessa vez ficam sendo 14 esme­ral­das. As 7 ini­ci­ais levam Sonic e Knuc­kles a ganha­rem sua forma Super enquanto Tails não sofre mudan­ças. Com as 14 Sonic e Knuc­kles viram Hyper e Tails pode ser Super. Hyper Sonic explode ini­mi­gos sem pre­ci­sar tocá-los(dois pulos) e Hyper Knuc­kles faz ter­re­mo­tos batendo nas pare­des. Super Tails pode com­par­ti­lhar seus pode­res com os flickers(pássaros que você salva no cami­nho), con­tro­lando-os para que ata­quem os inimigos.



Lock-On em Sonic 1 e em outros


Se resol­ver usar Sonic 1 ou Spin­ball, o jogo leva para uma tela espe­cial onde exis­tem mais de 9000 fases de bonus para serem desa­fi­a­das, com direito a pas­sword. Qual­quer outro jogo vai fazer com que ape­nas uma des­sas fases seja iniciada.



Polê­mi­cas do Rei do POP no Soundtrack


Mais um incrí­vel sound­track na série Sonic. Dessa vez foi feito por um grupo maior de com­po­si­to­res japo­ne­ses e ame­ri­ca­nos. O tra­ba­lho deles seria dar con­ti­nui­dade ao elo­gi­ado tra­ba­lho J-Pop do Dre­ams Come True. Do lado ori­en­tal eles trou­xe­ram Tomo­nori Sawada, Nao­fumi Hataya, Tokuhiko Uwabo e a estréia de Jun Senoue, o autor das tri­lhas sono­ras de rock da banda Crush 40, pre­sen­tes em todos os jogos 3d do Sonic. Mas dessa vez o lado ame­ri­cano que viria a cau­sar uma grande polê­mica: vie­ram o já conhe­cido Howard Drossin(autor de musi­cas de jogos e fil­mes), e… o len­dá­rio Michael Jack­son e seu pro­du­tor Brad Buxer. Antes mesmo do lan­ça­mento do jogo foram fei­tos comen­tá­rios em revis­tas sobre a pre­sença do Rei do Pop no novo jogo de Sonic. A eles estão asso­ci­a­das o tema de Knuc­kles, tema dos sub-chefes, Car­ni­val Night, Ice Cap, Launch Base e a música dos cré­di­tos. É pos­sí­vel escu­tar em algu­mas des­sas fai­xas carac­te­rís­ti­cas típi­cas de músi­cas de Michael como bati­das de funk e até os típi­cos gri­tos “WOW”. O fato é que Michael não foi cre­di­tado no jogo, apa­re­cendo ape­nas o nick­name Sci­rocco. Somente no final de 2009, durante uma entre­vista a revista fran­cesa Black’N’White, Brad Buxer con­fir­mou que tra­ba­lhou com Michael nas fai­xas cita­das. Segundo Brad, há seme­lhan­ças entre as músi­cas do jogo e suces­sos de Michael: Car­ni­val Night se con­funde com “Jam” do álbum Dan­ge­rous, e Ice Cap seria uma ver­são ace­le­rada de Who is It, do mesmo álbum.


Mas o mais impres­si­o­nante é o tema dos cré­di­tos que é exa­ta­mente a mesma música Stran­ger in Mos­cow. O deta­lhe prin­ci­pal é que Stran­ger in Mos­cow só foi publi­cada um ano depois de Sonic 3, no álbum His­tory.  Con­fira as duas músi­cas mixa­das:







Mas afi­nal por­que Michael não foi cre­di­tado? Brad diz que Michael não gos­tou da qua­li­dade do som do Mega Drive e não quis ter seu nome asso­ci­ado a um pro­duto infe­rior a sua obra. Mas essa ver­são pode ser des­min­tida, pois alguns anos antes no mesmo Mega Drive, Michael Jack­son apro­vou e pro­du­ziu junto com a SEGA o jogo base­ado no filme Moonwal­ker e tra­zia adap­ta­ções de famo­sas músi­cas do artista como Bil­lie Jean, Smo­oth Cri­mi­nal e Bad. A teo­ria mais coe­rente é que em 1994 Michael estava sofrendo acu­sa­ções de pedo­fi­lia e a SEGA temia que o jogo fosse de alguma forma atin­gido pela polê­mica, pedindo assim que o nome de Michael fosse reti­rado. Outra teo­ria é que Brad pode ter se con­fun­dido com a ver­são de PC onde foram usa­das músi­cas no for­mato mid, pio­rando muito a qua­li­dade do som. Nesta ver­são as fai­xas de Michael foram removidas.


Já na produção de Sonic & Knuckles não houveram polêmicas, excluindo Michael Jack­son e Brad Buxer, segui­ram os mes­mos com­po­si­to­res de Sonic 3. O resul­tado foi mais um grande sound­track digno da série.



Con­clu­são


Ape­sar de mais cara, a estra­té­gia do lock-on SEGA foi diver­tida, aumen­tando o fator replay do jogo. Mas para as ven­das isto não refle­tiu tão bem. O jogo ven­deu 1.8 milhões de uni­da­des, con­tra 6.3 milhões de Sonic 2. O motivo? Além do res­fri­a­mento das ven­das em geral daquele ano, a Nin­tendo cha­mou muita aten­ção com seu Don­key Kong e Metroid. A estra­té­gia pode tam­bém ter pre­ju­di­cado Sonic 3, pois o jogo pare­cia incom­pleto e com menos ambi­en­tes que em Sonic 2. Até antes da reve­la­ção que have­ria a segunda parte, que demo­rou um pouco a ser anun­ci­ada. A recep­ção melho­rou com a che­gada de Sonic & Knuc­kles, mas algu­mas pes­soas se inco­mo­da­va­mem em ter que pagar duas vezes pra ter o jogo com­pleto. De qual­quer modo, o jogo foi bem rece­bido, e mui­tos fãs (como esse que vos escreve) con­si­de­ram o melhor jogo da série. 16 anos depois, a mesma estra­té­gia de divi­dir o jogo em epi­só­dios está sendo repe­tida em sonic 4, mas dessa vez com um recurso mais seguro de retorno, via download.



Curi­o­si­da­des



  • Mesmo mis­tu­rando as ver­sões, os arqui­vos de save de Sonic e Knuc­kles ficam guar­da­dos ape­nas no Sonic 3.



  • Nos Esta­dos Uni­dos, quem fazia a pré-ordem do jogo ganhava de brinde um CD com as melho­res fai­xas de Sonic CD e Spinball



  • A ver­são de PC tra­zia músi­cas no for­mato mid e as fai­xas rela­ci­o­na­das a Michael Jack­son foram remo­vi­das (leia acima)



  • Algu­mas fases de Sonic & Knuc­kles são idéias rea­pro­vei­ta­das do beta de Sonic 2. De iní­cio, Mush­room Hill se cha­ma­ria Mush­room Val­ley Zone, como se vê na sele­ção de fases Sonic 3, mas o título foi mudado antes do lan­ça­mento. A fase seria ins­pi­rada pela Wood Zone, assim como San­do­po­lis seria Dust Hill Zone. Hid­den Palace é uma fase tam­bém pre­sente no beta de Sonic 2.



  • Phan­tasy Star IV e Super Street Figh­ter II não fun­ci­o­nam se encai­xa­dos em Sonic e Knuc­kles por serem car­tu­chos com alta capa­ci­dade para época.

  • Right Said Fred, famoso pela música "I'm too sexy",  fez o clipe da música "Won­der­man", que fala sobre Sonic, para divulgação deste jogo. Confira aqui: http://sonictales.wordpress.com/wonderman/

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