Sonic Spinball chegou no final de 1993, para Mega Drive. A produção do jogo foi feita no ocidente pela produtora Yutaka Sugano, que havia feito trabalhos no Special Stage de Sonic 2. A idéia era trazer a inspiração das fases estilo Casino Night e Spring Yard, criando um jogo que fosse um pinball com momentos e inspirações dos jogos de plataforma. Foi um jogo que dividiu a opinião dos fãs, alguns acham divertido e outros um jogo completamente desnecessário.
O Roteiro- Usando elementos dos quadrinhos e do cartoon de Sonic, assim como a participação de alguns personagens originais destes:
Robotnik invadiu o Monte Mobius fazendo do local uma grande base mecânica batizada de Veg-O-Fortress. A base usa energia a partir da lava vulcânica de dentro do monte, e como mão de obra escrava para ele, é fácil, vários animais presos em corpos de robôs estão sendo utilizados. Sonic e Tails tentam partir para um ataque aéreo contra a base, mas o avião acaba sendo abatido e o ouriço vai parar no sistema de esgotos de Veg-O-Fortress. Sonic descobre que será possível destruir a base de dentro pra fora, fazendo com que o vulcão entre em erupção, mas para que isso ocorra é necessário juntar as esmeraldas que mantém a estabilidade de Monte Mobius. Para isso, terá que combater o Sistema de Defesa Pinball, criado com intenção de proteger as esmeraldas.
Conhecendo as Fases
Os ambientes são as áreas da base como sistema de esgoto, estação de energia geotermal, a fábrica de robôs, e a área de lançamento:
Toxic Caves (Toxic Pools no Master e Game Gear): O esgoto está cheio de cavernas com lixo toxico e carrinhos de minas. Para sair desta fedorenta região, é preciso encontrar 3 Esmeraldas. A fase foi completamente reformulada na versão de de 8 bits.
Lava Powerhouse: Aqui é gerada energia para toda a base a partir da Lava. No meio de tanto fogo e maquinaria estão escondidas 3 esmeraldas.
The Machine: A fábrica de robôs esconde 5 esmeraldas. Procure por uma prisão gigante no meio dessa área.
Showdown: Eggman está tentando escapar, e antes de impedir sua fuga, Sonic ainda tem que achar mais 5 esmeraldas para que a base exploda de vez.
Special Stage:
O bonus deste game é mais uma máquina de pinball, mas dessa vez, uma tradicional, ou seja, não adianta apertar o direcional aqui. São 3 bolas para jogar. Apertando os botões ao mesmo tempo faz Sonic bater na máquina, mas não faça isso muitas vezes ou ela trava. A única intenção do Special Stage aqui é melhorar seu placar, e criar um motivo para Bunnie, Sally, Rotor e outros aparecerem aprisionados pelas três mesas disponíveis.
[caption id="attachment_976" align="aligncenter" width="320" caption="Sally Rosa da temporada1"][/caption]
Sonic Spinball possúi todos os movimentos de Sonic 2, porém eles pouco são utilizados. A maior parte do tempo o jogo se comporta como uma gigantesca máquina de Pinball, com a diferença que tocando nos direcionais, você pode tentar fazer a “bola” Sonic ser forçado a ir a uma direção oposta. Enquanto o jogador rebate Sonic com os flippers (botões A, B e C), deve cumprir os objetivos indicados na tela para chegar as esmeraldas. Coletando todas de cada área levará a um chefe de fase.
A idéia do jogo na teoria seria interessante, mas a parte técnica deixa um pouco a desejar. A jogabilidade não chega a ser ruim, mas muitos jogadores podem estranhar não ter controle total sobre o personagem. Logo de cara fica nítido que gráficos e efeitos sonoros são inferiores aos jogos “normais” do Sonic, em alguns momentos, ambos até lembram jogos do Master System. A trilha sonora ficou a cargo de Howard Drossin, na época era um iniciante em seu primeiro trabalho. Drossin depois trabalhou nos games Chaotix, Comix Zone, The Ooze, Die Hard Arcade, Vigilante 8, Baldur’s Gate II e mais recentemente Drossin fez músicas para Sonic and the Black Knight, Afro Samurai.Ele também fez músicas para filmes como The Theory of the Leisure Class, Do que os Homens Gostam, Cão de Briga, Blade: Trinity, O Protetor, Prova de Fogo, O Plano Perfeito, Ruas Sangrentas — O Acerto Final, Fale Comigo, Milagre em St. Anna, Cadillac Records. Tem algumas composições agradáveis, mas nada perto dos jogos anteriores.
Versão 8 bits
[caption id="attachment_978" align="aligncenter" width="320" caption="versão game gear"][/caption]
Em 94, o jogo foi convertido para Game Gear, e um ano depois o mesmo seria portado para Master na Europa e Brasil. Se o jogo já não conseguiu manter o padrão da série nos 16, o que seria da versão de 8 bits. O gráfico original não era tão trabalhado, então ficou mais fácil portar esta versão. Ainda assim existem algumas perdas na qualidade da animação, assim como no som, onde os efeitos são aqueles já característicos do Master System. O desafio do jogo é maior que na versão para Mega Drive pelo principal defeito do jogo que é a jogabilidade que ficou um tanto travada nesta versão. Caso queira se aventurar em Sonic Spinball o ideal é ficar mesmo com a versão de Mega Drive, para evitar algumas dores de cabeça com os controles.
Apesar de ter vendido menos que as versões anteriores, Sonic Spinball conseguiu cumprir seu papel, ou seja, lucro para a SEGA, um efeito da alta popularidade do ouriço, iniciando produções de jogos conhecidos como caça-níqueis. Foi um título interessante para ser jogado, e diferente dos jogos clássicos, envelheceu e não tem mais tanta graça jogá-lo a não ser pela nostalgia.
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