Sonic, Mega Man e My Litttle Pony traduzidos para o português!

Sonic pertence a SEGA. Mega Man pertence a CAPCOM. My Little Pony pertence a HASBRO. Quadrinhos de Sonic e Mega Man por Archie Comics. Quadrinhos My Little Pony por IDW Publishing.
Friendship is Magic Mangá por Mauroz. Doki Doki Harmony por Ryuma Mikado.

Monday, May 2, 2011

Sonic Spinball

Sonic Spin­ball che­gou no final de 1993, para Mega Drive. A pro­du­ção do jogo foi feita no oci­dente pela pro­du­tora Yutaka Sugano, que havia feito tra­ba­lhos no Spe­cial Stage de Sonic 2. A idéia era tra­zer a ins­pi­ra­ção das fases estilo Casino Night e Spring Yard, cri­ando um jogo que fosse um pin­ball com momen­tos e ins­pi­ra­ções dos jogos de pla­ta­forma. Foi um jogo que divi­diu a opi­nião dos fãs, alguns acham diver­tido e outros um jogo com­ple­ta­mente desnecessário.


O Roteiro- Usando ele­men­tos dos quadrinhos e do cartoon de Sonic, assim como a par­ti­ci­pa­ção de alguns per­so­na­gens ori­gi­nais destes:

Robotnik inva­diu o Monte Mobius fazendo do local uma grande base mecâ­nica bati­zada de Veg-O-Fortress. A base usa ener­gia a par­tir da lava vul­câ­nica de den­tro do monte, e como mão de obra escrava para ele, é fácil, vários ani­mais pre­sos em cor­pos de robôs estão sendo uti­li­za­dos. Sonic e Tails ten­tam par­tir para um ata­que aéreo con­tra a base, mas o avião acaba sendo aba­tido e o ouriço vai parar no sis­tema de esgo­tos de Veg-O-Fortress. Sonic des­co­bre que será pos­sí­vel des­truir a base de de­ntro pra fora, fazendo com que o vul­cão entre em erup­ção, mas para que isso ocorra é neces­sá­rio jun­tar as esme­ral­das que man­tém a esta­bi­li­dade de Monte Mobius. Para isso, terá que com­ba­ter o Sis­tema de Defesa Pin­ball, cri­ado com inten­ção de pro­te­ger as esmeraldas.



Conhe­cendo as Fases


Os ambi­en­tes são as áreas da base como sis­tema de esgoto, esta­ção de ener­gia geo­ter­mal, a fábrica de robôs, e a área de lançamento:

Toxic Caves (Toxic Pools no Mas­ter e Game Gear): O esgoto está cheio de caver­nas com lixo toxico e car­ri­nhos de minas. Para sair desta fedo­renta região, é pre­ciso encon­trar 3 Esme­ral­das. A fase foi com­ple­ta­mente refor­mu­lada na versão de de 8 bits.


Lava Powerhouse: Aqui é gerada ener­gia para toda a base a par­tir da Lava. No meio de tanto fogo e maqui­na­ria estão escon­di­das 3 esmeraldas.


The Machine: A fábrica de robôs esconde 5 esme­ral­das. Pro­cure por uma pri­são gigante no meio dessa área.


Show­down: Egg­man está ten­tando esca­par, e antes de impe­dir sua fuga, Sonic ainda tem que achar mais 5 esme­ral­das para que a base exploda de vez.


Spe­cial Stage:

O bonus deste game é mais uma máquina de pin­ball, mas dessa vez, uma tra­di­ci­o­nal, ou seja, não adi­anta aper­tar o dire­ci­o­nal aqui. São 3 bolas para jogar. Aper­tando os botões ao mesmo tempo faz Sonic bater na máquina, mas não faça isso mui­tas vezes ou ela trava. A única inten­ção do Spe­cial Stage aqui é melho­rar seu pla­car, e criar um motivo para Bunnie, Sally, Rotor e outros apa­re­ce­rem apri­si­o­na­dos pelas três mesas disponíveis.




[caption id="attachment_976" align="aligncenter" width="320" caption="Sally Rosa da temporada1"][/caption]

Sonic Spin­ball pos­súi todos os movi­men­tos de Sonic 2, porém eles pouco são uti­li­za­dos. A maior parte do tempo o jogo se com­porta como uma gigan­tesca máquina de Pin­ball, com a dife­rença que tocando nos dire­ci­o­nais, você pode ten­tar fazer a “bola” Sonic ser for­çado a ir a uma dire­ção oposta.  Enquanto o joga­dor rebate Sonic com os flip­pers (botões A, B e C), deve cum­prir os obje­ti­vos indi­ca­dos na tela para che­gar as esme­ral­das. Cole­tando todas de cada área levará a um chefe de fase.



A idéia do jogo na teo­ria seria inte­res­sante, mas a parte téc­nica deixa um pouco a dese­jar. A joga­bi­li­dade não chega a ser ruim, mas mui­tos joga­do­res podem estra­nhar não ter con­trole total sobre o personagem. Logo de cara fica nítido que grá­fi­cos e efei­tos sono­ros são infe­ri­o­res aos jogos “nor­mais” do Sonic, em alguns momen­tos, ambos até lem­bram jogos do Mas­ter Sys­tem. A tri­lha sonora ficou a cargo de Howard Dros­sin, na época era um ini­ci­ante em seu pri­meiro tra­ba­lho. Drossin depois tra­ba­lhou nos games Cha­o­tix, Comix Zone, The Ooze, Die Hard Arcade, Vigi­lante 8, Baldur’s Gate II e mais recen­te­mente Dros­sin fez músi­cas para Sonic and the Black Knight, Afro Samu­rai.Ele também fez músicas para filmes como The The­ory of the Lei­sure Class, Do que os Homens Gos­tam, Cão de Briga, Blade: Tri­nity, O Pro­te­tor, Prova de Fogo, O Plano Per­feito, Ruas San­gren­tas — O Acerto Final, Fale Comigo, Mila­gre em St. Anna, Cadil­lac Records. Tem algu­mas com­po­si­ções agra­dá­veis, mas nada perto dos jogos ante­ri­o­res.



Versão 8 bits


[caption id="attachment_978" align="aligncenter" width="320" caption="versão game gear"][/caption]

Em 94, o jogo foi con­ver­tido para Game Gear, e um ano depois o mesmo seria por­tado para Mas­ter na Europa e Bra­sil. Se o jogo já não con­se­guiu man­ter o padrão da série nos 16, o que seria da ver­são de 8 bits. O grá­fico ori­gi­nal não era tão tra­ba­lhado, então ficou mais fácil por­tar esta ver­são. Ainda assim exis­tem algu­mas per­das na qua­li­dade da ani­ma­ção, assim como no som, onde os efei­tos são aque­les já carac­te­rís­ti­cos do Mas­ter Sys­tem. O desa­fio do jogo é maior que na ver­são para Mega Drive pelo prin­ci­pal defeito do jogo que é a joga­bi­li­dade que ficou um tanto tra­vada nesta ver­são. Caso queira se aven­tu­rar em Sonic Spin­ball o ideal é ficar mesmo com a ver­são de Mega Drive, para evi­tar algu­mas dores de cabeça com os controles.


Ape­sar de ter ven­dido menos que as ver­sões ante­ri­o­res, Sonic Spin­ball con­se­guiu cum­prir seu papel, ou seja, lucro para a SEGA, um efeito da alta popu­la­ri­dade do ouriço, ini­ci­ando pro­du­ções de jogos conhe­ci­dos como caça-níqueis. Foi um título inte­res­sante para ser jogado, e dife­rente dos jogos clás­si­cos, enve­lhe­ceu e não tem mais tanta graça jogá-lo a não ser pela nostalgia.











No comments:

Post a Comment